Imprensa - Detalhes

APAE 60 Anos

III Mostra de Artes foi um sucesso

5 DEZEMBRO 2017
III Mostra de Artes foi um sucesso

A III Mostra de Artes da APAE de Jundiaí, que teve como tema a Imigração Italiana foi um sucesso. Pais, amigos e convidados puderam conferir nos dias 04 e 05 de dezembro na sede da Organização todos os trabalhos desenvolvidos pelos assistidos do Centro de Convivência.

Caracterizados de imigrantes italianos, Andrea Alves da Silva e Jone Gean de Oliveira receberam todos os convidados e explicaram toda a exposição, que foi montada em duas salas. Uma delas retratava a chega dos italianos no Brasil. Malas, barcos, maquetes de fazendas de café, Maria Fumaça e até o som do apito dos navios e os passaportes com fotos dos assistidos foram reproduzidos.

Na segunda sala a Mostra falava sobre Jundiaí, e a riqueza de detalhe era incrível. As famílias tradicionais foram lembradas através de fotos; cachos de uvas foram feitos com colagem e até o forno a lenha, pizzas e o macarrão estavam lá nos trabalhos artísticos para contar a história.

 “Bem interessante essa Mostra. Uma forma de as crianças verem na prática como é, diferente de só ver. Visualmente é bem mais fácil de eles aprenderem”, comentou Cibele Roma Basália, mãe de Miguel. Essa foi a primeira vez que Cibele visitou a exposição.

Sobre os trabalhos

Os trabalhos começaram no final do mês de agosto e envolveu todos os profissionais do Centro de Convivência. Cada educador trabalhou uma modalidade e os assistidos aprenderam sobre a comida típica italiana preparando pizzas, nhoque e macarrão; sobre a dança típica através de coreografias e a parte plástica nas aulas de arte. “Eles fizeram pintura, colagem e desenho usando a temática. No meio do processo peguei um gancho das obras do Cândido Portinari porque os pais deles vieram da Itália, ele morou numa fazenda com plantação de café e alguns alunos trabalharam algumas obras dele também”, comentou a Arte terapeuta, Fabiana Ribeiro Guedes.

De acordo com Fabiana, o objetivo de trabalhar o tema: Imigração Italiana foi tentar resgatar a questão cultural e fazer com que os assistidos conhecessem um pouco da história de Jundiaí, que muitos não sabiam. “Nós fomos trazendo o processo de imigração, que se deu depois da escravidão; falamos porque os imigrantes vieram para cá, que foi uma espécie de chamado: “vem pro Brasil, que vai ter emprego e dinheiro”, etc. Tudo isso com uma linguagem simples e de fácil compreensão para eles. Parece simples, mas o processo é bem complexo, temos de pensar a melhor maneira de passar a informação para que eles possam absorver o conteúdo”, disse Fabiana.

Para passar todo o contexto da história, os profissionais usaram livros, vídeos, visitas aos Museus dos Ferroviários e Solar do Barão, e ainda, trechos da novela Terra Nostra, exibida pela Globo, visto que muitos deles assistiram a dramaturgia.

Veja mais fotos da Mostra no site em Galeria.

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP

2017 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS