Imprensa - Detalhes

Inclusão essa é a causa

Educavi chega ao final com a aprovação de pais e alunos da APAE

22 MAIO 2018
Educavi chega ao final com a aprovação de pais e alunos da APAE

Chegou ao final o Educavi - Educação para a Não Violência - na APAE de Jundiaí. O projeto foi realizado em parceria com a Organização e a Guarda Municipal, e foi encerrado com uma palestra sobre drogas voltada para os pais dos assistidos.

“Foi muito boa a palestra. Fiquei feliz também com a participação da minha filha Vanessa. Ela agora se sente mais segura para sair nas ruas e contou isso pra mim. Disse que os guardas ensinaram pra ela o que fazer em algumas situações”, comentou Célia Rossi.
O programa durou alguns meses e atendeu cerca de 40 assistidos que participam do Programa de Educação Profissional da APAE, de acordo com Camila Mendes, coordenadora da Área de Saúde. “Foi muito importante para eles participarem e aprenderem com os Guardas. Eles sempre nos perguntam sobre segurança, drogas e tantas outras coisas e, ninguém melhor para explicar para eles do que profissionais. Por isso foi tão importante essa parceria com a GM de Jundiai nesse projeto. Pretendemos estender para outras turmas”, disse.
A parceria começou em setembro de 2017. Na época, os Guardas Municipais foram até a APAE para sentir o que os alunos gostariam de saber. Em cima dos questionamentos eles montaram as palestras e bate bapo, que foram a violência doméstica, questão de drogas, segurança entre outros. “Aprendemos muito com eles também. Acredito que depois desse trabalho os alunos estão mais conscientes, se sentem mais seguros e sabem que se precisarem podem procurar a Guarda, parar uma viatura, por exemplo, coisa que antes tinham receio. Agora sabem que podem contar com a gente. Também sinto que os pais estão mais conscientes. Foi muito boa essa nossa passagem pela APAE” comentou o GM Clemente.


Os assistidos também souberam a importância de terem em os seus documentos pessoais e o que eles representam na hora de conseguir um emprego, por exemplo. “A ideia for dar noção para eles, uma vez que são considerados vulneráveis. Ensinar os direitos e deveres que ele tem como cidadão e abrir os olhos aos perigos que o dia a dia oferece”, complementou a Guarda Municipal Amanda Nunes da Cunha.
Sobre o Educavi
O Educavi tem por objetivo instruir os agentes de segurança pública da instituição e de outras cidades do Aglomerado Urbano para ministrar palestras de prevenção à violência, atendendo às solicitações de escolas, igrejas, empresas, instituições.
O Coordenador do Programa, o GM Souza, reforça que serão ministradas disciplinas voltadas para o estudo da prevenção à violência, que contribuirão para o embasamento da formação do palestrante, como Didática, Psicologia da Educação, Metodologia de Ensino, Estrutura de Funcionamento do Estágio de Qualificação Profissional e Prática de Ensino. Dentre os temas abordados no conjunto de palestras destacam-se: drogas lícitas e ilícitas; prevenção à violência; segurança pessoal; cyberbullying; crimes de Informática; assédio moral; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); violência doméstica e de gênero/Lei Maria da Penha; e educação ambiental.

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP

2018 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS