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Inclusão essa é a causa

Inclusão no âmbito internacional foi tema de palestra na APAE de Jundiaí

21 AGOSTO 2018
Inclusão no âmbito internacional foi tema de palestra na APAE de Jundiaí

Dentro da proposta de inclusão, que é tema da campanha da APAE de Jundiai deste ano, cerca de 30 profissionais das mais diferentes áreas de atendimento, participaram de uma palestra proferida pela Pós Doutorada em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva, Luzia Mara Silva Lima Rodrigues, no último dia 13 de agosto.


O objetivo da palestra foi Informar e atualizar os profissionais sobre o tema inclusão no âmbito internacional, a partir da vivência profissional da palestrante, que também é Pedagoga com especialização em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia. É conferencista internacional e docente convidada de diversas Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras, com passagem por países como Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Itália, Argentina, Egipto, EUA, Chile, Canadá, entre outros.


Para a Psicóloga, Livia Benatti , “a palestra contribuiu para o repensar sobre o olhar com que podemos encarar as deficiência, incapacidades e desvantagens dos alunos com desenvolvimento atípico. Além disso, o relato de modelos educacionais de outros países é exemplo de como mudando justamente nossa maneira de olhar, podemos transformar a realidade, incluindo e adaptando, mantendo um olhar individualizado e dando enfoque em quais são as prioridades em termos de objetivos de ensino”, disse.


Segundo a Terapeuta Educacional, Bruna Riva, "a palestra trouxe pontos importantes que podemos repensar ao realizar ou orientar a inclusão escolar, mostrando dados com embasamento teórico, que justifica a criança com deficiência estar no ensino regular e como o profissional da saúde pode se aproximar com mais eficiência no âmbito escolar”.
Ainda durante a palestra, Luzia falou sobre como se dá o processo de educação para os deficientes intelectuais dentro das escolas públicas e privadas daquele país. Atualmente, 98% desses alunos estão em escola regular. "Em Portugal, nesse momento, os profissionais que atendem os alunos nas escolas regulares têm formação específica para atender a esse público. isso acontece porque se entende que é lá que esses profissionais têm de atuar", concluiu Luzia Mara.


Participaram da palestra os terapeutas da Saúde, Educação e Assistência Social, os Coordenadores da Saúde, Educação e Assistência Social, a Coordenadora Pedagógica e Diretora da Escola de Educação Especial.

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