Imprensa - Detalhes

Setembro Verde 2018

Câmara aprova PL instituindo a campanha Setembro Verde em Jundiaí

12 SETEMBRO 2018
Câmara aprova PL instituindo a campanha Setembro Verde em Jundiaí

O Projeto de Lei 12.652, que institui a Campanha Setembro Verde foi aprovado na Câmara Municipal de Jundiaí por 17 dos 19 vereadores presentes na sessão do dia 11 de setembro. O projeto foi apresentado pelo vereador Edicarlos Vieira.

Presidente, diretores e colaboradores da APAE de Jundiaí estiveram presentes na sessão da Câmara para acompanhar de perto a apreciação do projeto de Lei, que vai promover e debater a inclusão social das pessoas com deficiência no município.

Em seu discurso, o presidente Wagner Chachá agradeceu a iniciativa do vereador em apresentar o projeto e aos vereadores que se sensibilizaram com a causa e apoiaram o projeto. “Para nós a aprovação desse projeto é muito importante, pois dará mais visibilidade ao processo de inclusão social, bem como contribuirá para o efetivo processo de inclusão da pessoa com deficiência”. Chachá aproveitou o uso da palavra para divulgar o aniversário de 61 anos de fundação da APAE de Jundiaí, que é a primeira do Estado de São Paulo oficialmente fundada, e a terceira do Brasil.

Segundo o autor do projeto, o vereador Edicarlos Vieira, “a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência contribuirá fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social, o que permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, justificou.
Quem também prestigiou a votação foi Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antônio dos Santos. Ele destacou a importância de uma lei municipal que incentive a inclusão social das pessoas com deficiências. “É no município que as pessoas vivem e fortalecer isso no nosso município faz com que a gente possa incluir cada vez mais as pessoas com deficiência na nossa cidade”, comentou.

O que diz a Lei

A Lei 12.652 aprovada no dia 11/09/2018 institui a Campanha “Setembro Verde”, que dará visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, e será realizada no mês de setembro de cada ano em Jundiaí, com a realização de ações, inclusive intersetoriais com algumas finalidades:

• Estimular a participação social das pessoas com deficiência;
• Conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência;
• Promover a informação e difusão dos direitos da pessoa com deficiência;
• Divulgar avanços, conquistas e boas práticas da pessoa com deficiência;
• Identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.
Para o desenvolvimento dessas ações podem ser adotadas medidas como a realização de palestras e eventos sobre o tema; divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias; realização de encontros comunitários para disseminação de práticas inclusivas e identificação de desafios à plena inclusão social da pessoa com deficiência; iluminação ou decoração de espaços com a cor verde e outras medidas que visem dar suporte e visibilidade à participação e inclusão social das pessoas com deficiência na vida comunitária.
Sobre o Setembro Verde

A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), em parceria com a APAE de Valinhos (SP), e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.
Neste ano, o intuito da campanha é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência.
 

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP

2018 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS