Imprensa - Detalhes

Setembro Verde

Vereadores de Jundiaí destacam a APAE de Jundiaí em sessões na Câmara

9 SETEMBRO 2020
Vereadores de Jundiaí destacam a APAE de Jundiaí em sessões na Câmara

Setembro é um mês especial para a APAE de Jundiaí. Um dos motivos é o aniversário da entidade, celebrado dia 7 de setembro: este ano a entidade completa 63 anos de idade. O outro é que o mês indicado a dar visibilidade à inclusão de pessoas com deficiência, foco de trabalho da APAE.

 

Na sessão da Câmara Municipal de 1º de setembro, o vereador Edi Carlos Vieira, autor da Lei 12.652/18 que instituiu em 2018, a campanha “Setembro Verde”, comentou a importância do trabalho promovido por entidades como a APAE de Jundiaí que trabalham a inclusão social de pessoa com deficiência. “Um mês inteiro destinado a promover a inclusão social de pessoas com deficiência. Não podemos deixar de agradecer a APAE de Jundiaí e às outras instituições que ajudam diretamente nestas questões importantes”, comentou o vereador, durante a sessão.

 

A Lei defende o estímulo à participação social das pessoas com deficiência; conscientização da família, da sociedade e do Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promoção de informação e difusão dos direitos da pessoa com deficiência; divulgação de avanços, conquistas e boas práticas para pessoas com deficiência; além de identificar os desafios para promover esta inclusão. “Com a lei, conseguimos ampliar o espaço que temos para falar sobre o assunto na mídia e com nossos parceiros”, comentou o presidente da APAE, Luiz Bernardo Begiato.

 

E nessa semana, na sessão do dia 8 de setembro, o vereador e presidente da Câmara Faouaz Taha, em nome de todos os vereadores, dedicou a sessão à APAE de Jundiaí, parabenizando a instituição pelos 63 anos de atuação em defesa da inclusão da pessoa com deficiência. Em homenagem a todos os envolvidos – diretoria, funcionários, famílias e assistidos – leu um histórico sobre a entidade. “Fica aqui o registro de parabéns da Câmara Municipal de Jundiaí aos 63 anos de empenho e dedicação da APAE por nossa cidade, pelo acolhimento de tantas famílias e pessoas. Somos muito gratos a esta história e referência para a região”, parabenizou o vereador.

 

O prédio da Prefeitura de Jundiaí está iluminado com a luz verde em alusão ao mês temático e como forma de despertar a curiosidade nas pessoas. O prédio da Câmara Municipal ficará iluminado na segunda quinzena do mês, uma vez que o mês de Setembro ainda faz alusão ao Amarelo, cor de prevenção ao suicídio.

 

E neste mês, além do aniversário, a APAE também está comemorando os resultados dos últimos oito anos. “De 2012 a 2020, 91 alunos foram para o mercado de trabalho, um esforço que envolve a disposição do aluno, o apoio da família e o suporte de todos os profissionais que atuam na APAE”, destacou Luiz Bernardo Begiato, presidente da APAE de Jundiaí. Atualmente, sete alunos estão contratados pela empresa Ad’oro, mas por conta da pandemia ainda não ingressaram. Este projeto auxilia as empresas no cumprimento da Lei de Cotas.

 

Esta campanha vem para chamar a atenção das pessoas sobre o trabalho que é promovido na APAE de Jundiaí há 63 anos. A instituição foi fundada em 7 de setembro de 1957 justamente com este propósito: defender a inclusão da pessoa com deficiência de todas as idades. “Hoje atendemos desde bebês até a terceira idade, pessoas com deficiência intelectual (DI) com transtorno do espectro do autismo”, explicou Begiato, lembrando que a unidade de Jundiaí foi a primeira a ser fundada no Estado de São Paulo e a terceira do país.

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP
Atendimento de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h

2020 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS