Imprensa - Detalhes

APAE 60 Anos

Outubro Rosa na APAE de Jundiaí

30 OUTUBRO 2017
 Outubro Rosa na APAE de Jundiaí

O mês da prevenção contra o câncer de mama não passou em branco na APAE de Jundiaí. Por meio de uma ação do departamento de assistência social da Organização, pais e familiares dos assistidos tiveram acesso a informações sobre a doença e ainda participaram de atividades de saúde e beleza.

Entre os dias 23 e 26 de outubro as mães, tias, avós e até os pais que foram acompanhar os seus filhos em atendimento, puderam participar do “Café com Prosa”, oportunidade onde ficaram sabendo um pouco mais sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “As mães ficaram agradecidas pela riqueza da roda de conversa. Elas receberam dicas valiosas que poderão utilizar no dia a dia e se prevenir contra essa doença que acomete muitas mulheres”, comentou a assistente social da APAE, Heloísa Alcântara Rocha.

De acordo com Heloísa, além do bate papo sobre a prevenção, autoexame, entre outros temas relevantes, os familiares dos assistidos receberam massagem relaxante, dicas de maquiagem e beleza, além de limpeza de pele, tudo ofertado pelos parceiros dessa primeira ação realizada na Organização. “Nós conseguimos alcançar nosso segundo objetivo, que era o de aproximar os pais e familiares dos nossos atendimentos. Foi muito rica essa nossa semana e muito produtiva”, comentou Heloísa.

Sobre o câncer de mama

A luta contra o câncer é uma causa da humanidade.  O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento e superam 90% quando o câncer é diagnosticado precocemente.

Mamografia

É o principal método para o diagnóstico de câncer de mama. É um exame rápido e sem riscos para a paciente e permite detectar o tumor em fase inicial, mesmo quando ainda não é perceptível por meio de exame clínico das mamas feito pelo médico no consultório. Não precisa ter medo: Mesmo que seja detectado algum nódulo, não significa que a mulher tem câncer. A maior parte é benigna. Mas é essencial checar.

Colposcopia

Colo de útero: A incidência é de 17 casos a cada 100 mil mulheres. É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras.

Esse exame permite examinar o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, uma espécie de par de binóculos. Ele produz uma imagem ampliada entre 10 a 40 vezes, assim o médico consegue identificar lesões imperceptíveis a olho nu. Se alguma lesão parecer suspeita, o médico pede também uma biópsia. O tumor na fase inicial não apresenta sintomas, por isso é fundamental fazer os exames preventivos.

 

 

 

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP

2017 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS