Contato

Setembro Verde

Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de informação e de escuta aos nossos clientes.

Sugestões, elogios e/ou reclamações podem ser realizadas através de contato telefônico, endereço online ou presencialmente.

As respostas serão enviadas via e-mail, com prazo de 20 (vinte) dias para resposta.

Canais de atendimentos

Endereço: Rua Dr. Francisco Telles, n° 475

Terça e quinta-feira das 8h30 às 12h30

Contato telefônico: (11) 4588-2900

Email: ouvidoria@apaejundiai.org.br

Perguntas e Repostas

1 – As APAES são interligadas?
As APAES do Brasil são independentes, ou seja, não há ligação administrativa ou financeira entre elas, porém, são filiadas à Federação das APAES.

2 – Tenho um filho com deficiência intelectual e gostaria de orientação sobre benefícios, o que devo fazer?
Caso a Pessoa com Deficiência seja usuário da APAE, poderá solicitar um agendamento com a assistente social. Se não for, poderá procurar o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS mais próximo de sua residência.

3 – Como faço para agendar triagem na área da Saúde?
O agendamento de triagem é realizado pela Unidade Básica de Saúde ou pelo Hospital Universitário. Procure a Unidade Básica próximo de sua casa!

4 – Quais são os próximos passos depois da triagem?
Para as crianças de 0 a 3 anos é agendado a primeira avaliação para dar início no processo diagnóstico, a partir de 4 anos vai para lista de espera e o processo só inicia quando há disponibilidade de vaga nos programas de atendimento.

5 – Qual é o público atendido pela área da Saúde?
Bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual, adultos que necessitam de manutenção de cuidado e suas respectivas famílias.

6 – A APAE atende somente pessoas com deficiência?
Não, atualmente na área da Educação atendemos alunos da Educação Infantil encaminhados pela Unidade Gestão de Educação. São crianças sem deficiência mas que apresentam déficits de linguagem e/ou nas áreas comportamental, social e emocional.

7 – Qual a idade que a escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí atende?
A Escola de Educação Especial atende alunos a partir de 6 anos até 29 anos e seis meses.

8 – A APAE faz avaliação Neuropsicológica?
Não. Nossa equipe é formada por diversos profissionais que realizam a Avaliação Diagnóstica. Cada profissional avalia de acordo com sua especialidade, assim como o médico e após realizamos uma reunião para analisar os resultados e definir a conduta.

9 – Para trabalhar na APAE preciso prestar concurso?
Não, as contratações são realizadas diretamente pela APAE, onde o RH faz todo processo de recrutamento e seleção juntamente com o Gestor da área requisitante.

10 - Quais as formas de atendimento que a APAE utiliza para promover a garantia de direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual?
Através do Programa de Apoio à Família, que realiza atendimentos do serviço social e psicologia e faz a articulação com a rede socioassistencial, demais políticas públicas e com o Sistema de Garantia de Direitos, visando além da garantia de direitos das pessoas com deficiência, a prevenção e redução da ocorrência de situação de risco social fazendo a interface com toda a rede de apoio.

11 – Tenho um filho com deficiência intelectual e precisa de vaga na Escola de Educação Especial da APAE de Jundiai, como deve proceder para efetuar a matrícula do meu filho?
Alunos com idade de 6 a 10 anos devem ser encaminhados pelo Unidade Gestão de Educação para avaliação, definição da funcionalidade e perfil, se elegível será efetuado a matrícula.

Para os alunos acima de 10 anos, a família deverá entrar em contato com a escola de Educação Especial da APAE, agendar um horário, trazer o relatório pedagógico e o laudo médico do aluno. Caso seja necessário será realizada avaliação.

12 – Quais deficiências são atendidas na Escola de Educação Especial?
São atendidos alunos com deficiência intelectual e múltiplas e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA com deficiência intelectual associada e que necessitam de apoio pervasivo.

Tel. (11) 4588-2900
email: apae@apaejundiai.org.br
Rua Dr. Francisco Telles, 475
Vl Progresso - Jundiaí - SP
Atendimento de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h

2020 © APAE Jundiaí - Todos os direitos reservados. Criação DMG&A | Desenvolvimento Global WS