APAE de Jundiaí promove espetáculo “Circo Mágico” com alunos do projeto Arte e Movimento
Espetáculo durou pouco mais de uma hora e encantou toda a plateia

Na noite de 4 de setembro, a APAE de Jundiaí promoveu o encantador espetáculo Circo Mágico, fruto do projeto Arte e Movimento, desenvolvido em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura Municipal de Jundiaí. A apresentação ocorreu na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes, sob a produção do professor de Dança, André Farias, e de Adriana Azevedo, coordenadora de Assistência Social da APAE de Jundiaí.

O projeto é financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Jundiaí, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Termo de Fomento 12/23. Além das crianças e adolescentes, as mães, Adriana Ap. Andrade Benjamin, Juliana Dumalakas Guerra e Karina Cristiane de Lima Rocha, também participaram do espetáculo. “A Noite de Circo foi escolhida por ser uma experiência teatral envolvente. A APAE distribuir narizes de palhaço e montou uma exposição de fotos em monóculos logo na entrada do teatro para criar um ambiente de nostalgia e imersão, remetendo ao circo e ao encantamento que ele traz. Uma forma brilhante de conectar o público ao tema do espetáculo desde o momento em que entram no espaço, com o intuito de criar uma atmosfera mágica e envolvente”, comenta a coordenadora de Captação de Recursos, Luciana França.

A apresentação, que lotou a Sala Glória Rocha, foi dirigida pelo professor André Farias, responsável pela criação, coreografias e acompanhamento dos estudantes durante todo o ano. Emocionado, o professor destacou que o espetáculo representou o resultado de um ano de dedicação ao projeto, permitindo que as crianças e adolescentes se desenvolvessem por meio da arte, expressando emoções e sentimentos livremente. “Os estudantes estão se divertindo e isso é o melhor. Chegou o momento de mostrarmos o resultado de tudo que vivemos juntos durante este um ano do projeto. As pessoas assistiram um circo bem eclético em todos os sentidos: um espetáculo bem completo”, explica o professor que se dedicou para montar uma apresentação com dança, show de mágica, de palhaços, com um bônus surpresa oferecido ao público, a apresentação da Eleve Circo e Arte.

Durante um ano, o professor André Farias acompanhou as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Arte e Movimento e desenvolveu com eles uma relação muito especial. “Foi uma relação de muito amor, amizade e confiança. Eles chegam a cada aula de um jeito diferente. É uma troca muito gostosa com muito respeito, acima de tudo, respeitando as vontades, a disposição deles e aprendendo a entender tudo isso e contornam com outras atividades, oferecendo sempre alternativas para driblar a resistência. Neste um ano de projeto, conseguimos extrair o melhor de cada um, hoje vimos a evolução deles e essa é a minha maior satisfação”, comentou.

Sirlene, a filha Luiza e a coordenadora de Assistência Social, Adriana Azevedo

Além das famílias dos alunos atendidos pela APAE, o evento contou com a presença dos diretores e conselheiros da instituição, que fizeram questão de prestigiar esse importante momento de inclusão e expressão artística. Sirlene Reis, uma das diretoras da APAE e mãe da Luiza, parabenizou todos os envolvidos. “Foi um espetáculo emocionante, divertido, superou bastante as minhas expectativas pelo tempo desse projeto, pelas dificuldades em relação ao quanto o grupo é bastante heterogêneo, estudantes com muita dificuldade, outros com menos, mas o professor e toda equipe souberam lidar com as diferenças e incluir a todos de uma forma muito interessante”, comentou, lembrando que o espetáculo foi o encerramento do projeto, mas por trás da noite de apresentação tem um ano de trabalho. “Um trabalho feito com muita seriedade que trouxe resultados impressionantes para todos que participaram. A Arte tem esse poder de superar barreiras. A arte é poderosa neste sentido e o trabalho maior foi esse”, reconheceu.

Sirlene, assim como todos os presentes, levaram seus filhos para assistir e se divertir. “A Luíza é um termômetro, como autista que ela é, se o espetáculo não interessa, ela se desliga logo e quer ir embora, mas pelo contrário, ela não só quis ficar como ela interagiu, ela percebeu, ela bateu palma, ela se divertiu, então isso pra mim é uma prova de que ela realmente curtiu. Quando ela viu o Dudu, um colega que ela conhece fora da APAE, ficou emocionada em vê-lo no palco”, contou.

O projeto Arte e Movimento tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, utilizando a arte como ferramenta de inclusão e valorização das suas potencialidades. Confira abaixo a Ficha Técnica do Espetáculo:

Ficha Técnica
Elenco
Charlie Chaplin e Apresentador: Misael Paganelli Bandeira de Menezes
Domador: Weslley Junio Araújo Prado
Leão: Davi Miguel Marcolino Silva
Bailarina de bambolê e corda bamba: Talita Vitoria de Oliveira Lima
Palhaços: Arthur Dumalakas Guerra, Eduardo Andrade Benjamin e Christopher Noah de Lima Gabriel
Bailarinas de caixinha de música: Alana Vitoria Palma Silverio e Michelly Ariely Bispo dos Santos
Palhaço de caixinha de música: Felipe Eduardo do Prado
Bailarinas de fitas: Iris Rafaela Araújo Fernandes, Maria Eduarda Guerino, Vitória Muller Botarelli e Lorena Campos Luiz
Bailarinos de fitas: Eduardo Charlier e Diogo Murilo Teodoro Almeida
Bailarinas: Emilly Vitória de Oliveira, Alice Candido Bento, Stella Sato Duarte da Rosa, Cecília Oliveira Frezza Garcia e Ana Beatriz Cunha Ferreira

As mães dos palhaços: Adriana Ap. Andrade Benjamin, Juliana Dumalakas Guerra e Karina Cristiane de Lima Rocha

Criação, coreografias e direção geral: André Farias
Coreografia das 5 bailarinas: Raquel Tumolo Leopoldino
Produção: André Farias e Adriana Azevedo

Apoio
Lucimara de Fátima Justino Locatelli
Karen F. Fiorini de Souza Melo
Carmem Lucia Ap. Alves Siqueira
Juliana Pedroso Simionato
Lucia Maria De Souza
Rosilaine Aurea Da Cruz Osorio

Recepção
Adriana Azevedo
Soraia Cristiane Cardoso Santos

Figurinos
Nani Ateliê por Geni Bergamasco
NR Fantasias por Nelci Luchesi

Cenografia
Juliana Fernandes – Cenógrafa e Aderecista
Iaiá Zanatta – Iluminadora
Graziele Sanches – Maquiagem artística
Vinícius Ribela – Cenotécnico

Sonoplastia
Rafael Ambrosin

Produção e Edição de Vídeo
Melissa Vassalli
Pâmela Alves

Filmagem e Fotografias
Dani Dalastra

 

Confira mais imagens do espetáculo: