A APAE de Jundiaí, juntamente com representantes de todas as APAES do Estado de São Paulo estiveram reunidas no último dia 30 de agosto no Memorial da Inclusão, em São Paulo, para a abertura oficial da maior campanha de conscientização da inclusão social, o Setembro Verde.
A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), em parceria com a APAE de Valinhos (SP), e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.
Neste ano de 2019, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência. “Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa. Mesmo com uma legislação avançada, que garante cotas no mercado de trabalho e outros direitos, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades no mercado, na educação, e no acesso a saúde”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.
Em Jundiaí, durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades que deixarão o tema da campanha em maior evidência, a começar do dia 03 de setembro, quando o presidente da Organização, Wagner Chachá, usará a Tribuna Livre da Câmara Municipal para divulgar as ações do mês para os representantes do Legislativo e também a população de uma forma geral. Neste no, até o dia 09 de setembro, a Câmara terá luzes verdes acessas em alusão a campanha.
Em 2018, o vereador Edicarlos Vieira apresentou projeto na Casa de Leis, aprovada por 17 dos 19 vereadores presentes no dia da votação o Projeto de Lei instituindo a Campanha “Setembro Verde”, que dá visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, e é realizada no mês de setembro de cada ano em Jundiaí, com a realização de diversas ações.