Na última quinta-feira (13), os estudantes da Escola de Educação Especial participaram de uma experiência cultural na Sala Glória Rocha, em Jundiaí. O espetáculo“Desconcerto” encantou a plateia ao contar a divertida e emocionante jornada de Kika, uma artista que finalmente tem a chance de apresentar seu grandioso espetáculo musical. Porém, nada sai como planejado. Entre imprevistos cômicos e momentos inesperados, Kika precisa improvisar com a ajuda de sua fiel companheira Aliszt, uma peculiar gata branca, e do próprio público, que participa ativamente da construção desse “concerto às avessas”.
Com uma proposta inclusiva, Desconcerto foi concebido para proporcionar uma experiência teatral acessível a pessoas com deficiência física e intelectual, tornando a arte um espaço verdadeiramente democrático.
A atriz e produtora cultural Alexa Kiany, que dá vida à cativante Palhaça Kika, mescla arte circense, comédia física e sonora, manipulação de bonecos e uma forte interatividade com o público durante o espetáculo, que é dirigido por Daniela Biancardi e já circulou por diversas cidades do interior e litoral paulista, reforçando o compromisso da produção com a acessibilidade cultural. “O espetáculo foi pensado para ser inclusivo e acessível, garantindo que pessoas com deficiência possam vivenciar plenamente a magia do teatro”, afirma Alexa.
“O convite para apresentação veio de encontro a nossa proposta, que é trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, assim como garantir o direito de ocupar espaços públicos da nossa cidade. Entendemos que assistir a uma peça de teatro como essa pode ser uma experiência enriquecedora e divertida para elas, além de oferecer benefícios educacionais e emocionais”, destaca Edison Marin, diretor da Escola de Educação Especial.
Confira nas fotos abaixo, como foi esse programa incrível: