A Mostra de Artes 2024 do Programa Centro de Convivência (CCO), realizada na última segunda-feira (02), trouxe um mergulho na rica cultura mexicana, destacando a criatividade e o talento dos usuários atendidos pela APAE Jundiaí. O evento contou com a presença de amigos, familiares e visitantes que prestigiaram as obras e seus artistas, marcando um dia repleto de arte e inclusão social.
Tendo o México como inspiração, a exposição apresentou uma variedade de trabalhos artísticos como pinturas, esculturas e peças de artesanato. Todas as obras foram criadas ao longo do ano como parte dos programas de inclusão e desenvolvimento artístico do CCO. Para a arteterapeuta Erica Silva do Carmo, a mostra vai além da estética: “É um espaço de integração, arte e inspiração para todos os visitantes. A organização desta edição foi um processo leve e divertido”.
Durante os encontros semanais no CCO, os usuários tiveram a oportunidade de aprender sobre a história e os significados das cores da bandeira mexicana, além de se aprofundarem na vida e na obra de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do século 20. Um dos momentos mais marcantes dos encontros foi a visita online ao Museu Frida Kahlo e Diego Rivera, que permitiu aos participantes compreenderem melhor a grandiosidade da pintora.
A iniciativa também incluiu vivências práticas, como a degustação do guacamole, prato típico mexicano, e reflexões sobre a importância de respeitar e compreender as diversas manifestações culturais. “Conviver com culturas diferentes ajudou nossos assistidos a respeitar e compreender as manifestações que moldam a identidade de um povo. Além de ensinar que não existe apenas uma maneira de ver o mundo”, ressaltou Erica. Mais que uma exposição, a Mostra de Artes 2024 reforça o compromisso do CCO em valorizar as habilidades de seus usuários e promover uma convivência que celebra a diversidade e a criatividade.
Confira as fotos da Mostra de Artes 2024: