Nestes 10 anos de APAE, vi os alunos crescerem e se desenvolverem, conta a professora Lúcia

“Somos todos resilientes” é o tema da campanha de marketing deste ano da APAE de Jundiaí, desenvolvida pela agência DMG&A. A ideia é mostrar, ao longo de 2021, quem são os profissionais resilientes que fazem o dia a dia da APAE. Pessoas que lidam com pessoas. Profissionais como a Lúcia Maria de Souza, professora de educação especial, que trabalha na organização há 10 anos.

“Quando comecei a trabalhar na APAE eu ainda era estagiária e recebi todo o apoio para continuar, para fazer o que estava me propondo. Gosto muito de crianças e o vínculo com meus alunos é muito forte, eles amam com muita intensidade”, explica.

Como está há 10 anos trabalhando na área de educação especial da APAE, Lúcia viu seus alunos crescerem. “Quando comecei a dar aulas, eles ainda eram crianças e, ao longo dos anos, fui acompanhando, ajudando, orientando, comemorando os progressos, as vitórias, com eles e suas famílias”, lembra. “Participar da vida deles é muito especial, sou muito privilegiada por isso”, reforça.

Lúcia lembra que começou com crianças de oito anos e hoje são adolescentes. “É muito recompensador perceber a autonomia que eles foram adquirindo ao longo dos anos: no início eles eram dependentes de mim e agora estão mais independentes. Meus alunos são muito interessados, nossa relação é muito especial. Por isso amo o que faço!”, comenta.

O amor é a motivação de Lúcia para seguir trabalhando com Educação Especial há 10 anos. “Amo o que faço, quem acompanhou minha história desde o início vai se lembrar que eu dizia que quero me aposentar na APAE”, destaca reforçando que toda a estrutura de trabalho vem corroborando para que ela desempenhe o seu ofício da melhor forma possível. “O meu crescimento profissional se deve à nossa coordenação e toda a estrutura que a APAE oferece para todos os profissionais: nós sempre vamos querer fazer o nosso melhor”, ressalta.

Com a pandemia, esse apoio da instituição ficou ainda mais evidente. “A pandemia mudou muita coisa por aqui, mas a nossa equipe fez toda a diferença. A gravação dos vídeos, por exemplo, foi a grande novidade, começamos bem tímidas e agora já estamos à vontade em frente às câmeras. No início, tínhamos vergonha e até um pouco de receio, mas o retorno das famílias foi maravilhoso: foi um desafio, mas como tantos outros, já está superado”, explica, destacando que a superação veio com o apoio de todos. “Nós sabemos que não estamos sozinhos e isso faz toda a diferença”, completa.

Além dos vídeos, os jogos e o teleatendimento entraram na rotina das professoras. De acordo com Lúcia, os resultados foram evoluindo ao longo do ano e a participação da família foi fundamental neste tempo de pandemia. “A participação da família fica a cada dia mais evidente e também a sua importância em todo o processo. Estas novas ferramentas são práticas boas que, acredito, devam continuar”, ressalta. “Os pais nos relataram que os jogos e os vídeos ajudaram a adequar o comportamento dos filhos em casa: a criança saiu da frente da TV”, comemora.

“Em 10 anos de APAE, este momento que estamos vivendo deixa mais evidente o quanto todos somos resilientes, mas esta é uma característica que sempre esteve presente em nosso dia a dia, mesmo sem nos darmos conta dela. Ao longo deste último ano, comemoramos muitos momentos incríveis com os alunos, muitas vitórias”, comenta.

Em meio a este sentimento de união e de empatia entre a equipe de profissionais, os familiares e alunos, Lúcia sente falta das festas e das atividades presenciais nas quais a família participava. “Era emocionante ver o prazer e a satisfação que nossos alunos tinham em mostrar para os pais o que eles aprenderam fazer: eles sempre me emocionaram nestes momentos”, lembra. “Mas tenho fé e confiança de que tudo isso vai passar e em breve estaremos todos juntos novamente”.