Semana da Pessoa com Deficiência tem programação na APAE de Jundiaí

Entre os dias 21 e 27 de agosto, a APAE de Jundiaí promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com uma programação que une inclusão e valorização de talentos. Um dos destaques é a tão aguardada Mostra de Artes, que reunirá trabalhos produzidos pelos estudantes da Escola de Educação Especializada e pelos usuários do CCO. A exposição estará aberta à comunidade e às escolas, com entrada gratuita e visitas mediante agendamento prévio.

Segundo o diretor da Escola de Educação Especializada, Edison Marin, a programação foi planejada para integrar a comunidade ao dia a dia da instituição e reforçar a importância do respeito às diferenças: “A programação foi pensada para valorizar os talentos dos nossos estudantes e ampliar o diálogo com a comunidade sobre inclusão e respeito às diferenças, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.”

Convite à transformação

Uma série de eventos estão programados para nossos usuários, estudantes e familiares. No dia 25 acontece a Oficina de Circo Inclusivo, em duas sessões; no dia 26, a Oficina de Contação de Histórias, também em dois horários. No dia 27, a médica neuropediatra Ana Clara Garcia Silva ministra a palestra: “ Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: Por que o Tempo é Essencial”. As inscrições para a palestra e oficinas já foram preenchidas.

Mostra de Artes com visitação guiada e agendamento prévio

A Mostra de Artes deste ano tem como tema o “Brasil”, celebrando a riqueza cultural, histórica e artística do nosso país. Por meio de pinturas e colagens, nossos estudantes e usuários expressam sua criatividade e interpretam símbolos que representam a identidade brasileira.

No dia 22, haverá visitação guiada para a Mostra de Artes em dois horários: 8h30 e 13h30.O evento será aberto ao público, mediante agendamento prévio pelo formulário online. Já no dia 27, das 13h30 às 15h30, a visitação para a Mostra de Artes é destinada às escolas da rede municipal de ensino.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto. Muito além de uma data no calendário, é um movimento de esclarecimento, diálogo e visibilidade. Em 2025, a Apae Brasil traz o tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.

A proposta deste ano é refletir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer, estimulando a escuta ativa de seus desejos e escolhas, além de promover o respeito às diferenças e a criação de oportunidades reais de inclusão.