APAE de Jundiaí conquista Selo Doar de Gestão e Transparência
Begiato: Selo Doar traz ainda mais credibilidade para a nossa organização

A APAE de Jundiaí conquistou o Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar de Gestão e Transparência, que certificou a organização com o Conceito A+ em padrões de Gestão e Transparência.  Esta nota é válida por um ano e coloca a APAE entre as 100 melhores organizações não-governamentais brasileiras.

Para o presidente da APAE de Jundiaí, Luiz Bernardo Begiato, é uma honra e um reconhecimento pelo esforço de todos. “O Selo Doar é mais uma conquista que fortalece nosso compromisso com doadores, parceiros, diretoria e conselheiros na realização de nossas atividades de forma responsável, confiável e transparente”, reforça. “É importante reconhecer o empenho e esforço de todos e agradecer nossa equipe, cujo trabalho, desempenho e responsabilidade nos levou a esta certificação”, completa.

A avaliação é composta por 52 critérios organizados em oito grandes temas: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência. Os temas foram construídos para a realidade das organizações brasileiras. “Nós passamos por um processo de auditoria que avaliou e atribuiu um ponto para cada critério: nós conquistamos 49 pontos dos 52 possíveis. O Selo Doar trará ainda mais credibilidade para a nossa organização”, comemora Begiato.

De acordo com Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí, o Selo Doar é mais uma forma de garantir às empresas que colaboram com a APAE que suas doações estão sendo bem geridas e empregadas.  “Já prestamos contas de tudo que fazemos aos nossos doadores. Em nosso site também é possível acompanhar os nossos relatórios, os repasses que recebemos, balanços e demonstrações contábeis”, enumera Suely.

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT). “Isso significa que a APAE de Jundiaí passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente que alcançaram o padrão de qualidade definidos pelo Instituto Doar e baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil”, explica.

O Instituto Doar é responsável pelo prêmio Melhores ONGs e pelas certificações Selo Doar, Ranking das Mais curtidas, ONG Transparente e o PQGT: Padrão de Qualidade, Gestão e Transparência.

Selo com o conceito A+ certificado pelo Instituto Doar