Assistência Social

Na área da Assistência Social além dos programas de atendimento, são desenvolvidas ações que visam a Defesa e Garantia de Direitos Sociais das pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA (atendidas na APAE nas áreas da Saúde e Educação), e suas famílias quando apresentarem situações de vulnerabilidade e risco social.

Clique abaixo para mais informações sobre cada programa.

No Programa de Apoio à Família são ofertados o Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade para as pessoas com Deficiência e suas famílias e Defesa e Garantia de Direitos. Todas essas ações são articulada com as áreas da Saúde e Educação.

O Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade para as Pessoas com Deficiência e suas famílias realiza o Diagnóstico Familiar (Acolhimento), Atendimento Psicossocial, Intervenção Social, Orientação à Família e Visita Domiciliar, pelo Serviço Social e Psicologia.

Esse programa visa preparar e acompanhar a pessoa com Deficiência Intelectual no processo de recrutamento, seleção e contratação bem como assessorar as empresas no processo para atender a Lei de Cotas, buscando a permanência da pessoa com Deficiência Intelectual no mercado competitivo. São oferecidos atendimentos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.

A APAE desenvolve atualmente o Projeto de Artes “Arte e Movimento” cujo objetivo é educar e transformar a criança e o adolescente com deficiência através de oficinas de dança e vivências artísticas e culturais, visando seu desenvolvimento, sua inclusão social e comunitária e a melhoria de sua qualidade de vida. O público atendido são 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo associado à deficiência intelectual na faixa etária de O6 a 17 anos.

O projeto é objeto do Termo de Fomento 12/23 financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal com gestão da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social – UGADS.

Educação

Na área da Educação são realizadas atividades visando à escolarização na modalidade da Educação Especial; apoio ao processo de inclusão escolar; e estimulação, que é um facilitador para o desenvolvimento Infantil.

São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce – Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e a Escola de Educação Especial.

Clique abaixo para mais informações sobre cada programa.

Realiza avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados pela rede municipal de ensino, visando definir o diagnóstico e a conduta terapêutica. Os critérios para encaminhamento para avaliação diagnóstica são definidos pela Unidade de Gestão de Educação.

Atende os alunos que frequentam a Educação Infantil da rede municipal de ensino com dificuldades específicas nas áreas de fonoaudiologia e psicologia e que não apresentem nenhuma deficiência ou síndrome associada.

Os atendimentos tem como objetivo promover a adequação nas habilidades e competências para lidar de maneira assertiva nas áreas afetivo-emocionais, sociais e comportamentais, assim como, a fala e linguagem.

São ofertados os atendimentos nas especialidades de Psicologia, Fonoaudiologia e Neurologia Infantil (para os alunos que apresentam alterações comportamentais).

Atende os alunos que frequentam a Educação Infantil da rede municipal de ensino, que apresentam atraso no desenvolvimento infantil, deficiência intelectual e hipótese diagnóstica ou Transtornos do Espectro do Autismo. Os atendimentos tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, visando evitar ou minimizar eventuais prejuízos.

São ofertados atendimentos nas especialidades de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e neurologia infantil.

Desenvolve habilidades pedagógicas, sociais e emocionais, visando facilitar a aprendizagem e o processo de inclusão escolar dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino, com diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Limítrofes. Os atendimentos serão ofertados nas especialidades de Neurologia, Pedagogia ou Psicopedagogia e Fonoaudiologia.

O atendimento na Escola de Educação Especial se fundamenta na instrumentalização do currículo funcional, no sentido de oferecer aos alunos a máxima potencialidade com relação à sua autonomia e independência, já que não puderam ser beneficiados pela inclusão em classes comuns do ensino regular.

É disponibilizado o ensino fundamental – anos iniciais para os alunos de 6 a 29 anos e seis meses, com deficiência intelectual, e/ou deficiência múltipla que necessitam de apoio permanente/pervasivo e transtorno do espectro autista (TEA) e que necessitam de apoio substancial ou muito substancial.

saúde

A área da Saúde desenvolve ações terapêuticas, tratamento, prevenção, treinamento e capacitação voltadas à prevenção de deficiências, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual.

Clique abaixo para mais informações sobre cada programa.

Realiza avaliação dos usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS e pelo Hospital Universitário – HU para definição do diagnóstico e respectivo laudo médico – psicológico, a partir daí encaminhamento para inserção nos programas da APAE ou retorno ao serviço solicitante do laudo.

Reavalia os usuários inseridos nos programas, visando a alta do usuário e revisão do processo terapêutico.

Acompanha o desenvolvimento dos bebês de 0 e 1 ano 11 meses e 29 dias de idade e orienta as famílias a estimular adequadamente o bebê, afim de que seu desenvolvimento global não apresente atraso.

Além disso, é realizada orientação mensal na área de fisioterapia para crianças com idade gestacional igual ou menor a 34 semanas.

Faça download das Cartilhas de Desenvolvimento Infantil:

– 0 a 3 meses
– 4 a 6 meses
– 7 a 9 meses
– 10 a 12 meses
– 15 a 24 meses

Oferece o atendimento de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia às crianças de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, microcefalia, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual com o intuito de estimular o seu desenvolvimento.

Oferece suporte terapêutico para usuários a partir de 6 anos com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo associado a deficiência intelectual nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e atendimento médico que tem por objetivo desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, atitudinais que contribuam para a conquista da autonomia e inclusão social. Também irá auxiliar no processo de aquisição de competências e habilidades relacionadas ao desenvolvimento pessoal, afetivo-emocional e social, ampliando seu acervo de valores, conhecimentos e experiências, visando, assim, o gerenciamento dos diversos aspectos de sua vida.

Além disso, para usuários com diagnóstico do transtorno do espectro do autismo associado a deficiência intelectual o trabalho tem como objetivo diminuir comportamentos disruptivos ou que estão em excesso e que constituem barreiras para o aprendizado e/ou interferem nas oportunidades de interação social, desenvolvendo comportamentos mais adaptativos a fim de contribuir com a sua qualidade de vida, tornando-o mais apto a participar e usufruir das oportunidades em seu ambiente familiar, acadêmico e social.

Oferece atendimento para pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado à deficiência intelectual de 16 a 34 anos e 11 meses e 29 dias de idade que se beneficiam do trabalho em grupo. Os casos a partir de 35 anos poderão se beneficiar também desde que não estejam em processo de envelhecimento avançado.

Tem por objetivo a manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social.

Oferece atendimento aos usuários que chegaram ao final da reabilitação e que não é mais indicado atendimento intensivo e sim cuidados que proporcionem melhores
níveis de bem estar, manutenção de um estilo de vida saudável (alimentação, prática de exercícios), no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária e atividades de vida diária instrumental e do autocuidado, socialização e inclusão social.

centro de atendimento à sindrome de Down


O Centro de Atendimento à Síndrome de Down integra a área da Saúde e desenvolve ações terapêuticas, tratamento e prevenção, destinadas ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e físicas voltadas aos usuários com Síndrome de Down e suas comorbidades que necessitem de reabilitação.

Clique abaixo para mais informações sobre cada programa.

Realiza avaliação dos usuários com HD de Síndrome de Down para definição do diagnóstico funcional, seguimento terapêutico e respectivo laudo médico. A seguir é realizado o encaminhamento para inserção nos programas da APAE ou retorno ao serviço solicitante do laudo.

Realiza reavaliação de usuários inseridos nos programas, nas especialidades, visando a alta do usuário e/ou a revisão do processo terapêutico.

Este programa tem sua oferta através do Convênio 07/2023 formalizado entre o Município de Jundiaí e a Apae de Jundiaí e o acesso ao programa se dá através de referência/contrarreferência assinada por médico dos serviços que compõem a rede de saúde do município de Jundiaí.

Oferece atendimento em fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e atendimento médico à crianças com Síndrome de Down que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias com objetivo de estimular o desenvolvimento motor, e sócio afetivo.

Este programa tem sua oferta através do Convênio 07/2023 formalizado entre o Município de Jundiaí e a Apae de Jundiaí e o acesso ao programa se dá através de referência/contrarreferência assinada por médico dos serviços que compõem a rede de saúde do município de Jundiaí.

Oferece atendimento aos usuários a partir de 18 anos completos com Síndrome de Down focado na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização, sexualidade, inclusão social e econômica.

Este programa tem sua oferta através do Convênio 07/2023 formalizado entre o Município de Jundiaí e a Apae de Jundiaí e o acesso ao programa se dá através de referência/contrarreferência assinada por médico dos serviços que compõem a rede de saúde do município de Jundiaí.

Oferece suporte terapêutico aos Usuários entre 06 a 17 anos 11 meses e 29 dias com Síndrome de Down, que necessitam de acompanhamento terapêutico nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e atendimento médico com objetivo de desenvolver um estilo de vida saudável (alimentação, imunização, higiene do sono e prática de exercícios), no desenvolvimento da autonomia para atividades de vida diária e instrumental, autocuidado, socialização, escolaridade, sexualidade e construção do projeto de vida.

Este programa tem sua oferta através do Convênio 07/2023 formalizado entre o Município de Jundiaí e a Apae de Jundiaí e o acesso ao programa se dá através de referência/contrarreferência assinada por médico dos serviços que compõem a rede de saúde do município de Jundiaí.