Assistência Social

Na área da Assistência Social são desenvolvidas ações que visam o atendimento e a Defesa e Garantia de Direitos Sociais das pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas nas áreas da Saúde e Educação.

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No Programa de Apoio à Família são ofertados o Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade para as pessoas com Deficiência e suas famílias e Defesa e Garantia de Direitos. Todas essas ações são articulada com as áreas da Saúde e Educação.

O Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade para as Pessoas com Deficiência e suas famílias realiza o Diagnóstico Familiar (Acolhimento), Atendimento Psicossocial, Intervenção Social, Orientação à Família e Visita Domiciliar, pelo Serviço Social e Psicologia.

O Programa é voltado para os usuários a partir de 35 anos e suas famílias e busca desenvolver ações que visam a inclusão, habilitação e reabilitação da pessoa com Deficiência Intelectual de tal forma que permitam o resgate de sua cidadania, integrando-a na sociedade, conforme suas necessidades e habilidades. São oferecidos atendimentos de Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social e Orientador Social.

Esse programa visa preparar e acompanhar a pessoa com Deficiência Intelectual no processo de recrutamento, seleção e contratação bem como assessorar as empresas no processo para atender a Lei de Cotas, buscando a permanência da pessoa com Deficiência Intelectual no mercado competitivo. São oferecidos atendimentos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.

O Projeto de Artes busca através de atendimento de Psicologia e aulas de Teatro, Arteterapia e Dança desenvolver o conceito de autogestão nas crianças/adolescentes com Deficiência Intelectual, para promover a autonomia, a autodefesa e a inclusão social, minimizando a violência direta e/ou violação de direitos, bem como prevenindo situações de risco, exclusão, isolamento, discriminação e rompimento de vínculos familiares.

Educação

Na área da Educação são realizadas atividades visando à escolarização na modalidade da Educação Especial; apoio ao processo de inclusão escolar; e estimulação, que é um facilitador para o desenvolvimento Infantil.

São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce – Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e a Escola de Educação Especial.

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Realiza avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados pela rede municipal de ensino, visando definir o diagnóstico e a conduta terapêutica. Os critérios para encaminhamento para avaliação diagnóstica são definidos pela Unidade de Gestão de Educação.

Atende os alunos que frequentam a Educação Infantil da rede municipal de ensino com dificuldades específicas nas áreas de fonoaudiologia e psicologia e que não apresentem nenhuma deficiência ou síndrome associada.

Os atendimentos tem como objetivo promover a adequação nas habilidades e competências para lidar de maneira assertiva nas áreas afetivo-emocionais, sociais e comportamentais, assim como, a fala e linguagem.

São ofertados os atendimentos nas especialidades de Psicologia, Fonoaudiologia e Neurologia Infantil (para os alunos que apresentam alterações comportamentais).

Atende os alunos que frequentam a Educação Infantil da rede municipal de ensino, que apresentam atraso no desenvolvimento infantil, deficiência intelectual e hipótese diagnóstica ou Transtornos do Espectro do Autismo. Os atendimentos tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, visando evitar ou minimizar eventuais prejuízos.

São ofertados atendimentos nas especialidades de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e neurologia infantil.

Desenvolve habilidades pedagógicas, sociais e emocionais, visando facilitar a aprendizagem e o processo de inclusão escolar dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino, com diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Limítrofes. Os atendimentos serão ofertados nas especialidades de Neurologia, Pedagogia ou Psicopedagogia e Fonoaudiologia.

O atendimento na Escola de Educação Especial se fundamenta na instrumentalização do currículo funcional, no sentido de oferecer aos alunos a máxima potencialidade com relação à sua autonomia e independência, já que não puderam ser beneficiados pela inclusão em classes comuns do ensino regular.

É disponibilizado o ensino fundamental – anos iniciais para os alunos de 6 a 29 anos e seis meses, com deficiência intelectual, e/ou deficiência múltipla que necessitam de apoio permanente/pervasivo e transtorno do espectro autista (TEA) e que necessitam de apoio substancial ou muito substancial.

saúde

A área da Saúde desenvolve ações terapêuticas, tratamento, prevenção, treinamento e capacitação voltadas à prevenção de deficiências, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual.

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Realiza avaliação dos usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS e pelo Hospital Universitário – HU para definição do diagnóstico e respectivo laudo médico – psicológico, a partir daí encaminhamento para inserção nos programas da APAE ou retorno ao serviço solicitante do laudo.

Reavalia os usuários inseridos nos programas, visando a alta do usuário e revisão do processo terapêutico.

Acompanha o desenvolvimento dos bebês de 0 e 1 ano 11 meses e 29 dias de idade e orienta as famílias a estimular adequadamente o bebê, afim de que seu desenvolvimento global não apresente atraso.

Além disso, é realizada orientação mensal na área de fisioterapia para crianças com idade gestacional igual ou menor a 34 semanas.

Oferece o atendimento de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia às crianças de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, microcefalia, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual com o intuito de estimular o seu desenvolvimento.

Oferece atendimento terapêutico nas áreas de psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicomotricidade, com objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais que contribuam para a conquista da autonomia e inclusão social.

Os atendimentos de psicopedagogia e psicomotricidade são realizados por profissional de psicologia.

Oferece suporte terapêutico nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional com objetivo de ampliar a funcionalidade, participação e a independência, podendo ser indicado o uso de determinada tecnologia assistiva para facilitar a sua inclusão social.

Os atendimentos são focados na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social.

Faça download das Cartilhas de Desenvolvimento Infantil:

– 0 a 3 meses
– 4 a 6 meses
– 7 a 9 meses
– 10 a 12 meses
– 15 a 24 meses

Oferece atendimento aos usuários que chegaram ao final da reabilitação e que não é mais indicado atendimento intensivo e sim cuidados que proporcionem melhores
níveis de bem estar, manutenção de um estilo de vida saudável (alimentação, prática de exercícios), no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária e atividades de vida diária instrumental e do autocuidado, socialização e inclusão social.