A Ouvidoria é um canal de informação e de escuta aos nossos clientes.

Sugestões, elogios e/ou reclamações podem ser realizadas através de contato telefônico, endereço online ou presencialmente.

As respostas serão enviadas via e-mail, com prazo de 20 (vinte) dias para resposta.

canais de atendimento:

Perguntas e respostas

As APAES do Brasil são independentes, ou seja, não há ligação administrativa ou financeira entre elas, porém, são filiadas à Federação das APAES.

Caso a Pessoa com Deficiência seja usuário da APAE, poderá solicitar um agendamento com a assistente social. Se não for, poderá procurar o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS mais próximo de sua residência.

O agendamento de triagem é realizado pela Unidade Básica de Saúde ou pelo Hospital Universitário. Procure a Unidade Básica próximo de sua casa!

Para as crianças de 0 a 3 anos é agendado a primeira avaliação para dar início no processo diagnóstico, a partir de 4 anos vai para lista de espera e o processo só inicia quando há disponibilidade de vaga nos programas de atendimento.

Bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado a deficiência intelectual, adultos que necessitam de manutenção de cuidado e suas respectivas famílias.

Não, atualmente na área da Educação atendemos alunos da Educação Infantil encaminhados pela Unidade Gestão de Educação. São crianças sem deficiência mas que apresentam déficits de linguagem e/ou nas áreas comportamental, social e emocional.

A Escola de Educação Especial atende alunos a partir de 6 anos até 29 anos e seis meses.

Não. Nossa equipe é formada por diversos profissionais que realizam a Avaliação Diagnóstica. Cada profissional avalia de acordo com sua especialidade, assim como o médico e após realizamos uma reunião para analisar os resultados e definir a conduta.

Não, as contratações são realizadas diretamente pela APAE, onde o RH faz todo processo de recrutamento e seleção juntamente com o Gestor da área requisitante.

Através do Programa de Apoio à Família, que realiza atendimentos do serviço social e psicologia e faz a articulação com a rede socioassistencial, demais políticas públicas e com o Sistema de Garantia de Direitos, visando além da garantia de direitos das pessoas com deficiência, a prevenção e redução da ocorrência de situação de risco social fazendo a interface com toda a rede de apoio.

Alunos com idade de 6 a 10 anos devem ser encaminhados pelo Unidade Gestão de Educação para avaliação, definição da funcionalidade e perfil, se elegível será efetuado a matrícula.

Para os alunos acima de 10 anos, a família deverá entrar em contato com a escola de Educação Especial da APAE, agendar um horário, trazer o relatório pedagógico e o laudo médico do aluno. Caso seja necessário será realizada avaliação.

São atendidos alunos com deficiência intelectual e múltiplas e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA com deficiência intelectual associada e que necessitam de apoio pervasivo.