“A resiliência é uma competência que leva à excelência”, reforça a fonoaudióloga Kellen

“Ser Resiliente é a nossa cara” é o tema campanha da APAE de Jundiaí de 2021. E, a partir desta campanha, queremos apresentar quem são os profissionais que atuam no dia a dia da organização. “Toda a nossa comunidade vai perceber com os depoimentos o quanto nossos profissionais são pessoas fortes e resilientes”, destaca Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí.

Existe uma pessoa por trás dos progressos conquistados em crianças, jovens e adultos na APAE de Jundiaí. “A cada semana nós queremos mostrar quem são esses profissionais: como atuam, como superaram as dificuldades nestes novos tempos que estamos vivendo. Pessoas cuidando de pessoas: é assim o dia a dia da APAE de Jundiaí”, reforça a diretora.

A fonoaudióloga Kellen Cristina Lima Mahy Molaib tem um nome chique, já morou fora do país, mas foi em Jundiaí que ela encontrou a estrutura ideal para trabalhar. “O que mais me impressionou na APAE foi a estrutura de atendimento com bons recursos, organização e planejamento: e isso faz toda a diferença no trabalho e nos resultados”, destaca, comentando que está na APAE há apenas cinco meses.

A importância da criatividade, que já faz parte do dia a dia do fonoaudiólogo, ficou ainda mais acentuada com a pandemia. “Nós trabalhamos muito com a criatividade, temos que nos reinventar em todos os atendimentos e ser criativo com bons recursos fica muito mais fácil e o resultado é maravilhoso e quem ganha são os assistidos”, comemora Kellen.

A criatividade também vem sendo testada em grau máximo com a pandemia. “Estamos aprendendo juntos como lidar com toda essa situação: precisamos nos cuidar, mas temos que ter em mente que é para um bem maior e, por isso, reaprender vem sendo uma ótima experiência”, explica, contando que começou a trabalhar na APAE no meio da pandemia. “Conheci as pessoas de máscara, os meus colegas de trabalho, os usuários e seus familiares. Quando tudo isso acabar, e eu tenho certeza de que vai acabar, a gente vai ter que se conhecer novamente”, brinca.

Os equipamentos de proteção, máscaras, jalecos e luvas, protegem ao profissional e o usuário, mas também afastam os pacientes. “Principalmente as crianças que demoram para confiar e se entregar ao atendimento. Com as máscaras temos que ser mais criativos ainda: uso desenhos de bocas para simbolizar a minha que está escondida pela máscara”, explica, reforçando que, por conta disso, a superação é diária. “É uma alegria acompanhar os progressos e a evolução de cada um”.

Uma campanha que fale sobre resiliência, para Kellen, está em sintonia com tudo o que o mundo está vivendo. “A resiliência faz todo o sentido na APAE, ela é uma competência que nos leva à excelência e sou muito grata por poder usar o meu conhecimento para ajudar outras pessoas a viverem melhor. Os meus conhecimentos melhoram a vida de outras pessoas e trabalhar com isso é maravilhoso. A pandemia pode ter afastado as pessoas, mas a comunicação, foco do meu trabalho como fonoaudióloga é o que move as pessoas e fico muito grata por poder contribuir com tudo isso”, comenta.