Aniversário de 64 anos da APAE de Jundiaí marca o retorno às atividades presenciais
Há 64 anos, uma história de amor e resiliência

O aniversário de 64 anos da APAE de Jundiaí marca o retorno às atividades presenciais com as aulas e os atendimentos terapêuticos. Aos poucos, os corredores e salas de aula e de atendimento vão sendo tomados por bebês, crianças, jovens e adultos, ávidos por aprender e se desenvolver.

Desde sua fundação em 7 de setembro de 1957 – a APAE de Jundiaí é a primeira do Estado e a terceira do país – até os dias de hoje, a organização se mantém no firme propósito de atender pessoas de todas as idades – de bebês até a terceira idade – com deficiência intelectual (DI) e com transtorno do espectro do autismo. Um trabalho que sempre priorizou a inclusão desses indivíduos na sociedade.

Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a APAE de Jundiaí oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência.

Atualmente, a APAE de Jundiaí conta com mais de 100 profissionais atuando nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio e, desse total, 70% tem formação superior em mais de 15 áreas diferentes. Esses profissionais são responsáveis por atender cerca de 1.700 pessoas por mês em nove diferentes programas de atendimento que oferecem qualidade de vida tanto para os assistidos, quanto para seus familiares.

Na área de Saúde, a APAE de Jundiaí desenvolve atividades de assistência integral à pessoa com deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo: bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento e que necessitam de atendimento específico, envolvendo tratamento ao usuário e a execução de ações integradas aos profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada. A partir de Avaliação Diagnóstica, a APAE promove diversos atendimentos que contemplam os assistidos em todas as suas necessidades: Intervenção Preventiva, Estimulação Essencial, Atendimento Terapêutico da Escola de Educação Especial, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Convivência, Educação Profissional.

Na área da Educação são realizadas atividades, visando à escolarização na modalidade da Educação Especial, apoio ao processo de inclusão escolar e estimulação do desenvolvimento Infantil. São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce; Núcleo de Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e Suplementar e Escola de Educação Especial.

Na área da Assistência Social são desenvolvidas ações que visam o atendimento em Defesa e Garantia de Direitos Sociais das pessoas com deficiência e de suas famílias. Nesta área de atuação, a APAE desenvolve os seguintes programas e projetos: Programa de Apoio à Família (PAF); Programa de Atenção ao Envelhecimento (PAE); Programa Emprego Apoiado e Projeto de Artes.

O trabalho desenvolvido na APAE de Jundiaí visa também à conscientização da sociedade sobre as potencialidades dos seus assistidos, já que também são capacitados para o mercado de trabalho. Um programa de consultoria oferece, exclusivamente, para empresas assessoria no processo de contratação de Pessoas com Deficiência para atender a Lei de Cotas.

Novos tempos com o teleatendimento – Com a pandemia do Covid-19, a APAE de Jundiaí também teve que se reinventar, assim como outras entidades e as pessoas no mundo inteiro. 2020 foi um ano de grandes mudanças e cheio de desafios para todos: a APAE mudou seus métodos, criou novas ferramentas de trabalho para atender os usuários e suas famílias. O teleatendimento, pelo whatsapp, facilitou a comunicação e trouxe para todos muitos aprendizados. A participação e o interesse da família foram fundamentais para que o estímulo aos usuários não fosse suspenso durante a pandemia. A pandemia fortaleceu ainda mais o vínculo entre pais e filhos. E esta convivência também ajudou aos pais que compreenderam melhor a necessidade da estimulação adequada e pode presenciar o quanto a sua contribuição pode influenciar positivamente no desenvolvimento do seu filho.

Na Unidade Escolar, as atividades seguem o Currículo Funcional Natural e o Plano Educacional Individualizado (PEI) com a dedicação de professores e toda a equipe pedagógica que desenvolveram estratégias para enviar as atividades para todos os alunos, com objetivo de manter a qualidade dos serviços oferecidos, de forma diferenciada, devido à necessidade do momento de isolamento social, auxiliar também na organização da rotina diária, reforçar os conteúdos já trabalhados e manter o vínculo entre alunos, famílias e escola. As atividades propostas são distribuídas aos pais ou responsáveis a cada 15 dias e um canal de comunicação direta, via WhatsApp, informa, tira dúvidas e orienta com videoaulas.

Manutenção da ISO 9001 – Todos os serviços oferecidos pela APAE de Jundiaí nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social foram auditados pela Fundação Vanzolini em junho deste ano e a organização manteve a certificação ISO 9001: 2015 da APAE.

A ISO 9001 é uma norma para sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade nos serviços prestados a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. Todos os serviços são avalizados pela ISO 9001:2015 trazem a garantia para os assistidos e suas famílias, bem como para os doadores de que a política de qualidade da APAE atende todos os requisitos.

Selo DOAR de Gestão e Transparência – A APAE de Jundiaí conquistou o Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar de Gestão e Transparência, que certificou a organização com o Conceito A+ em padrões de Gestão e Transparência.  Esta nota é válida por um ano e coloca a APAE entre as 100 melhores organizações não-governamentais brasileiras.

O Selo Doar é mais uma conquista que fortalece o compromisso com doadores, parceiros, diretoria e conselheiros na realização de nossas atividades de forma responsável, confiável e transparente. É importante reconhecer o empenho e esforço de todos e agradecer nossa equipe, cujo trabalho, desempenho e responsabilidade nos levou a esta certificação.

A avaliação é composta por 52 critérios organizados em oito grandes temas: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência. Os temas foram construídos para a realidade das organizações brasileiras.

Somos todos resilientes – Pessoas que trabalham com pessoas. Este é o dia a dia da APAE de Jundiaí. E é isso que a organização vem apresentando ao longo do ano, reconhecendo o comprometimento e a força das pessoas que trabalham, atendem, orientam, ouvem, conversam, brincam, riem, choram com os assistidos e suas famílias.  O tema “Ser resiliente é a nossa cara” vem norteando todas as divulgações da APAE de Jundiaí em 2021.

Durante a pandemia, a APAE de Jundiaí descobriu que a resiliência, mais do que um modismo, expressa um sentimento que sempre fez parte do dia a dia da organização. Estamos mostrando para a cidade e para os apoiadores, para as famílias dos usuários o quão importante são as pessoas que fazem o dia a dia da instituição: profissionais engajados, comprometidos e empenhados em atingir os objetivos propostos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.

A APAE está mostrando a cara dos profissionais, literalmente. A cada semana, um profissional é apresentado nas redes sociais para mostrar quem são as pessoas fortes e resilientes que estão por trás de cada atendimento, dos progressos de cada usuário e do sorriso estampado no rosto dos pais e responsáveis orgulhosos.

Sensibilizando a comunidade – A APAE de Jundiaí, a partir de seus programas de atendimento, muda a história de vida de muita gente com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo. E com o intuito de atrair doadores e sensibilizar as pessoas com a causa, a instituição desenvolveu diversas formas para as pessoas colaborarem.

Quero ser um Voluntário, Quero ser uma Empresa Amiga, Quero ser um Doador Responsável, Quero doar produtos, Quero participar de Festas e Ações são as opções que a APAE de Jundiaí encontrou para envolver a comunidade jundiaiense. As pessoas escolhem como ajudar e a APAE só tem a agradecer.

Além da captação de doadores por meio destas iniciativas, a APAE de Jundiaí mantém um bazar permanente de roupas, calçados e utensílios domésticos, que, aliado ao trabalho do telemarketing, à organização de eventos como bazares promovidos por terceiros, doações de empresas da região e supermercadistas contribuem para a receita da instituição.

Campanha de Natal – A campanha de Natal da APAE de Jundiaí é a grande novidade dos 63 anos da instituição. A instituição vai sortear um Renault Kwid 0 km, modelo Zen 1.0, branco.

Toda a renda arrecadada com a venda dos cupons será revertida para a manutenção dos programas e atendimentos oferecidos pela organização: a campanha só foi possível graças ao apoio especial que recebemos do Tauste Supermercados, cuja doação de R$ 45 mil proporcionou a compra do carro que será sorteado dia 22 de dezembro.

Os cupons já estão à venda ao preço de R$ 25,00 e podem ser adquiridos na APAE de Jundiaí, com nossos colaboradores e diretores e pelo departamento de Captação de Recursos, pelo telefone (11) 4588-2908, pelo whatsapp: (11) 98420-5409 ou por e-mail gestaoderecursos@apaejundiai.com.br

O sorteio acontecerá dia 22 de dezembro pela Loteria Federal, sob o Certificado de Autorização SECAP/ME, nº 01.013894/2021. Os empresários da cidade também podem colaborar adquirindo talões fechados e promovendo uma ação paralela junto aos seus colaboradores.

Mais informações: (11) 4588-2900. A APAE fica na Rua Dr. Francisco Telles, 475, Vl. Progresso – Jundiaí – SP. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.