APAE apresenta Programa Emprego Apoiado aos diretores e conselheiros do CIESP Jundiaí
Suely, Adriana e Begiato participaram de reunião no CIESP Jundiaí

Na quinta-feira, dia 25/8, a APAE de Jundiaí foi a entidade convidada para participar da Reunião do Conselho do CIESP Jundiaí. O encontro reúne empresários, diretores e conselheiros do CIESP e a APAE apresentou o Programa Emprego Apoiado.

O presidente Luiz Bernardo Begiato, a diretora Executiva, Suely Angelotti, e a coordenadora de Assistência Social, Adriana Azevedo, representaram a entidade. “Sou voluntário na APAE desde 2010 e hoje estou presidente. Nós temos um programa sendo desenvolvido na APAE, chamado Emprego Apoiado. A explanação do José Rui, do SESI Jundiaí, vem corroborar com a nossa participação, pois, ele falou sobre os riscos que as empresas e os empresários estão sujeitos por conta do não cumprimento de normas”, destacou, lembrando que a APAE de Jundiaí trabalha para a inclusão da pessoa com deficiência e o Programa Emprego Apoiado vem para promover esta inclusão nas empresas de Jundiaí. “O programa é desenvolvido em parceria com as empresas para atender as necessidades dos empresários”, completou.

Adriana explicou que o Programa Emprego Apoiado preparamos a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho. “Temos uma proposta de parceria com as empresas: nós contribuímos com vocês para o cumprimento da Lei de Cotas e também para a manutenção da pessoa com deficiência na empresa. A parceria pode ocorrer de duas formas: nós preparamos e encaminhamos os nossos jovens para a empresa ou se a empresa já tiver uma pessoa com deficiência em seu quadro de colaboradores, nós podemos oferecer a assessoria de acompanhamento do jovem, da família”, explicou.

Begiato, presidente da APAE de Jundiaí

Os diretores se manifestaram positivamente sobre o programa, interessados na contratação. A dra. Elizabeth Broglio reforçou que os jovens da APAE precisam ser contratados como PCD. “Neste contexto de pessoa com deficiência, os jovens possuem garantias já efetivas. No momento em que são contratados por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), eles perderiam essas garantias e ao perder há uma dificuldade para o retorno. Após serem desligados da empresa, eles teriam dificuldade em ser enquadrados como PCD novamente e a empresa poderia sofrer uma ação trabalhista gravíssima”, explicou.

“A intenção da APAE é não complicar a vida de ninguém, nem dos nossos usuários e nem da empresa. A nossa visão é ganha/ganha, seguimos todos os trâmites e a legislação”, explicou o presidente da APAE. Questionada sobre a jornada de trabalho, Adriana explicou que a jornada deles segue a mesma jornada da empresa, de acordo com a carga horária da vaga, mas, como nós continuamos acompanhando estes jovens pela APAE, uma vez por mês eles têm um encontro na instituição”, explicou Adriana.

O diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, reforçou sobre a demanda reprimida de pessoa com deficiência nas empresas. “Esta é uma demanda reprimida para muitas empresas que acabam sendo multadas, porque não tem a mão de obra disponível. Parabéns pelo trabalho de vocês e esta parceria com o CIESP Jundiaí para dar luz a este programa vai ajudá-los e aos nossos empresários associados”, reforçou.

A APAE apresentou um vídeo sobre o programa e se colocou à disposição para atender as empresas interessadas. Mais informações pelo telefone (11) 4588-2900, com Adriana ou pelo email: assistenciasocial@apaejundiai.com.br