Desde sua fundação em 7 de setembro de 1957 até os dias de hoje, a APAE de Jundiaí mantém firme seu propósito de atender pessoas de todas as idades – desde bebês até a terceira idade – com deficiência intelectual (DI) e com transtorno do espectro do autismo. Um trabalho que sempre priorizou a inclusão desses indivíduos na sociedade.
Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a APAE de Jundiaí oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência.
Atualmente, a APAE de Jundiaí conta com quase 100 profissionais atuando nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio e, desse total, 70% tem formação superior em mais de 15 áreas diferentes. Esses profissionais são responsáveis por atender cerca de 1.700 pessoas por mês em nove diferentes programas de atendimento que oferecem qualidade de vida tanto para os assistidos, quanto para seus familiares.
Na área de Saúde, a APAE de Jundiaí desenvolve atividades de assistência integral à pessoa com deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo: bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento e que necessitam de atendimento específico, envolvendo tratamento ao usuário e a execução de ações integradas aos profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada. A partir de Avaliação Diagnóstica, a APAE promove diversos atendimentos que contemplam os assistidos em todas as suas necessidades: Intervenção Preventiva, Estimulação Essencial, Atendimento Terapêutico da Escola de Educação Especial, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Convivência, Educação Profissional.
Na área da Educação são realizadas atividades, visando à escolarização na modalidade da Educação Especial, apoio ao processo de inclusão escolar e estimulação do desenvolvimento Infantil. São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce; Núcleo de Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e Suplementar e Escola de Educação Especial.
Na área da Assistência Social são desenvolvidas ações que visam o atendimento em Defesa e Garantia de Direitos Sociais das pessoas com deficiência e de suas famílias. Nesta área de atuação, a APAE desenvolve os seguintes programas e projetos: Programa de Apoio à Família (PAF); Programa de Atenção ao Envelhecimento (PAE); Programa Emprego Apoiado e Projeto de Artes.
O trabalho desenvolvido na APAE de Jundiaí visa também à conscientização da sociedade sobre as potencialidades dos seus assistidos, já que também são capacitados para o mercado de trabalho. Um programa de consultoria oferece, exclusivamente, para empresas assessoria no processo de contratação de Pessoas com Deficiência para atender a Lei de Cotas.
Novos tempos – E ao completar 63 anos, a APAE de Jundiaí também teve que se reinventar, assim como outras entidades e as pessoas no mundo inteiro. O ano de 2020 vem sendo de novos desafios e, ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Em tempos isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades não pararam, apenas mudaram de endereço: ao invés dos alunos participarem das atividades e atendimentos terapêuticos na entidade, os pais estão realizando a estimulação de seus filhos em casa, sob a orientação dos nossos coordenadores, educadores e terapeutas.
A participação e o interesse da família têm sido importantes aliados neste ano em que novas metodologias, novas formas de prestar atendimento se fazem tão presentes. A APAE de Jundiaí já vinha trabalhando a aproximação da família como dia a dia dos assistidos, mas a pandemia intensificou esta proposta e os relatos têm sido cada vez mais positivos: pais e filhos mais próximos, se entendendo mutuamente, melhorando o convívio familiar como um todo.
Na Unidade Escolar, as atividades seguem o Currículo Funcional Natural e o Plano Educacional Individualizado (PEI) com a dedicação de professores e toda a equipe pedagógica que desenvolveram estratégias para enviar as atividades para todos os alunos, com objetivo de manter a qualidade dos serviços oferecidos, de forma diferenciada, devido à necessidade do momento de isolamento social, auxiliar também na organização da rotina diária, reforçar os conteúdos já trabalhados e manter o vínculo entre alunos, famílias e escola. As atividades propostas são distribuídas aos pais ou responsáveis a cada 15 dias e um canal de comunicação direta, via WhatsApp, informa, tira dúvidas e orienta com vídeo-aulas.
Sensibilizando a comunidade – A APAE de Jundiaí, a partir de seus programas de atendimento, muda a história de vida de muita gente com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo. E com o intuito de atrair doadores e sensibilizar as pessoas com a causa, a instituição desenvolveu diversas formas para as pessoas colaborarem.
Quero ser um Voluntário, Quero ser uma Empresa Amiga, Quero ser um Doador Responsável, Quero doar produtos, Quero participar de Festas e Ações são as opções que a APAE de Jundiaí encontrou para envolver a comunidade jundiaiense. As pessoas escolhem como ajudar e a APAE só tem a agradecer.
Além da captação de doadores por meio destas iniciativas, a APAE de Jundiaí mantém um bazar permanente de roupas, calçados e utensílios domésticos, que, aliado ao trabalho do telemarketing, à organização de eventos como bazares promovidos por terceiros, doações de empresas da região e supermercadistas contribuem para a receita da instituição.