APAE recebe familiares para Show de Talentos dos usuários do CCO
Show de Talentos, uma atividade de inclusão

Eles dançaram, cantaram e se divertiram muito! Os mais de 100 jovens acima de 16 anos que frequentam o Centro de Convivência (CCO) da APAE de Jundiaí se esbaldaram na apresentação do Show de Talentos, no sábado, dia 11 de junho. A APAE recebeu a família para o evento que foi promovido sob a coordenação do professor de música e musicoterapeuta, Ismael Silveira.

O professor Ismael e os voluntários César e Samuel

No Centro de Convivência, as atividades são focadas na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social. “Todos já fizeram esta apresentação para eles mesmos e a alegria e o envolvimento deles foi tão grande que decidimos abrir reapresentar para os familiares. Este evento desperta talentos e potencialidades de cada um e é possível ver o orgulho e a satisfação com que eles mostram do que são capazes”, comentou Camila Mendes, coordenadora de Saúde.

Para o musicoterapeuta Isamel Silveira, a música acessa o não-verbal. “Uma vez que eles não precisam do verbal para se comunicar, eles conseguem pertencer ao grupo de outras formas. A música traz para a vida deles o protagonismo, colocando-os em destaque, como protagonistas e isso, para eles, é fantástico”, explicou o professor. “A musicoterapia trabalha a composição coletiva, a identidade sonora, faz com que os alunos se identifiquem e pertençam a um grupo: a autoestima nasce aqui dentro”, destacou o professor, lembrando a importância da participação dos pais em momentos como este. “É importante quando o pai, a mãe e os irmãos conseguem vir prestigiar. Um dos nossos alunos não estará aqui, neste sábado, porque a família não poderia vir, então, ele perdeu a motivação de se apresentar”, lamentou.

Graziela e o esposo trouxeram os sobrinhos para prestigiar o tio

Graziela Pidorri acompanhou o Show de Talentos para assistir o cunhado Sérgio. “É a primeira vez que venho e estou muito feliz. Para eles, é uma experiência incrível, eles se superam e estão felizes por se apresentarem, orgulhosos por mostrarem que são capazes. A superação deles é emocionante. Meus filhos estão aqui hoje também, acompanhando o tio Serginho. Em casa, eles convivem muito bem com o tio, mas aqui, o meu cunhado está em seu ambiente e, para eles, que estão aprendendo na escola sobre a importância da inclusão, participar deste evento é um grande aprendizado”, comentou.

 

Além do professor Ismael, os músicos César Santos e Samuel Pinheiro, se apresentaram, voluntariamente e levaram ainda mais alegria para o show.