APAE vai atender no Núcleo de Apoio à Aprendizagem, no Jardim Novo Horizonte
Os diretores da APAE com o prefeito Luiz Fernando Machado e o vereador Edicarlos Vieira

Para encurtar distâncias e trazer a educação para mais perto da comunidade da região do Jardim Novo Horizonte, o prefeito Luiz Fernando Machado entregou no sábado, dia 30 de abril, Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) ‘Professor Edson Américo Carneiro’.  O investimento foi de R$ 448 mil para adaptação e reforma de toda a estrutura. No local serão atendidos 180 estudantes da região, antes assistidos no NAA do Complexo Argos.

O Núcleo oferta serviços de psicopedagogia para estudantes com dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). “Entregar esse espaço é ter a certeza de que estamos deixando o legado que toda a cidade merece ter: a educação e o respeito às pessoas. Não há investimento melhor que esse”, comentou o prefeito, destacando que no total são 500 crianças atendidas pelo NAA.

No Jardim Novo Horizonte, o NAA também terá os serviços que são oferecidos da parceria com a APAE de Jundiaí. De acordo com Tatiane Massaroni Cruz, Coordenadora de Educação da APAE, o NAA no Jardim Novo Horizonte,  vai facilitar o acesso da população aos atendimentos. “Os atendimentos ofertados e o trabalho realizado serão os mesmos que já realizamos na sede da APAE e no Complexo Argos para o Núcleo de Apoio à Aprendizagem: os  Programas Núcleo de Estimulação Precoce e Atendimento Complementar”, explicou reforçando que os maiores beneficiados serão os estudantes e suas famílias. “Nós entendemos que o deslocamento do Vetor Oeste para a APAE de Jundiai ou para o Complexo Argos acaba impactando na rotina da família e refletindo também no desempenho dos estudantes frente à estimulação, pois muitas vezes já chegam cansados quando ela é realizada após o período escolar ou ao contrário, chegam à escola já exauridos do trajeto e do próprio atendimento”, destacou.

A descentralização dos atendimentos, de acordo com Tatiana, vai proporcionar um melhor aproveitamento da estimulação ofertada pela equipe do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) que atende estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano com dificuldades de aprendizagem através da especialidade de Psicopedagogia; das crianças atendidas no Núcleo de Estimulação Precoce (NEP Específico) que são atendidas em Psicologia e Fonoaudiologia, e do Atendimento Complementar para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Limítrofes que são atendidos pelas terapias de Psicopedagogia e Fonoaudiologia.

“A parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação – UGE, Departamento de Educação Inclusiva. e a APAE de Jundiaí tem o objetivo de oferecer atendimento de qualidade, proporcionando aos estudantes da rede municipal uma estimulação efetiva para um melhor desempenho escolar”, destacou Tatiane.

A gestora de Educação, Vasti Ferreira Marques, ressaltou a importância do espaço. “Dignifica a infância e valoriza a aprendizagem. Reduzir o tempo de trajeto desses alunos também significa pra nós um ganho de qualidade no trabalho.”