APAE visita EMEB para falar sobre “Um olhar além da deficiência”.
A interação entre profissionais é fundamental para os estudantes

O diretor escolar, Edison Marin e a coordenadora pedagógica, Valdirene Adami, da Escola de Educação Especial da APAE , foram convidados pela Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva – DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, para um encontro com os profissionais e pessoas da comunidade, na EMEB Wilma Nalin Favaro, localizada no Jardim Santa Gertrudes.

O encontro teve como objetivo promover uma reflexão sobre a importância de estabelecer um olhar para além da deficiência dos estudantes. “Nós debatemos a importância da avaliação pontual frente às especificidades de cada criança/jovem, bem como o reconhecimento das potencialidades de cada um. É importante que o laudo médico seja encarado como uma fonte de informação e não como a definição de cada estudante, independente da sua faixa etária e fragilidades”, defende Edison.

De acordo com o diretor da escola de Educação Especial da APAE, as fragilidades e potencialidades, acontecem dentro da realidade dos estudantes com ou sem deficiência. “Isso faz parte da condição humana e precisamos ser capazes de identificar os pontos positivos de cada um, e aqueles que ainda precisam ser trabalhados e lapidados”, reforça, lembrando que cada estudante apresenta suas características.

Edison sinalizou que outros encontros estão programados devido à importância desta interação entre os profissionais. “Temos que oferecer todas as condições para que as crianças e jovens desenvolvam suas potencialidades: esta interação entre profissionais é fundamental para que isso ocorra contribuindo com o aprendizado dos estudantes”, completa.