Arte Viva e muitas reproduções marcaram a Mostra de Artes do CCO
O presidente da APAE, Luiz Bernardo Begiato, e o vice-presidente,Edison de Moraes Gonçalves, também prestigiaram a Mostra de Artes

Nos dias 7 e 8 de dezembro, o Programa Centro de Convivência (CCO) promoveu a Mostra de Artes 2022 para encerrar as atividades do ano. Arte Viva e muitas reproduções das obras de Paul Klee marcaram esta edição da Mostra com o tema “A arte não existe para reproduzir o visível, mas para tornar visível o que está além”, uma frase do artista plástico que ficará eternizada na APAE.

Durante os dois dias, os familiares e amigos dos usuários do CCCO puderam prestigiar as obras e seus artistas, que montaram uma sala para que os visitantes pudessem experimentar o que Paul Klee chamava de “Arte Viva”.

A Mostra foi orientada e trabalhada a partir da multidisciplinaridade, com a psicóloga e arteterapeuta, Cíntia Marina Pinheiro; do professor de música e Musicoterapeuta, Ismael Silveira; e o psicólogo Volney Menegace. “O objetivo foi promover a inclusão social da pessoa com deficiência, despertando o olhar para suas pontencialidades”, explicou Cintia, lembrando que a APAE realizada a Mostra de Artes, anualmente. “No CCO oferecemos atendimento multidisciplinar com os profissinais de terapia ocupacional, educação física, musicoterapia, arterapia, fonoaudiologia, psicologia e monitor de cozinha”, reforça.

Maristela e o orgulhoso irmão, Luiz Carlos

No CCO, o atendimento é no formato de grupos e vivências relacionados ao contexto de seus usuários, abordando temas que exercitam as habilitades sociais e de convivência com outras pessoas. “É gratificante ver o esforço deles para mostrar suas potencialidades”, reforça Cíntia, destacando que “a arte é uma facilitadora da expressão”, completa. Para o professor Ismael, as atividades deste ano foram de muito aprendizado, também para ele. “Não conhecia Paul Klee. Aprendi com eles antes de pesquisar: é lindo ver a interação deles e a vontade de contribuir com o trabalho do outro”, destaca.

O irmão da Maristela Ap. Falasco, Luiz Carlos Falasco, estava muito orgulhoso da irmã famosa. “Não sabia que ela era uma artista famosa aqui na APAE e estou muito feliz de poder participar hoje. Sempre estou presente, apoiando e acompanhando o seu progresso e as suas atividades. É importante para ela”, ressalta. “É muito legal ver a capacidade deles, parabéns pela iniciativa”, completa.

O usuário Guilherme Bertini Matos Andrade incorporou o personagem Paul Klee e ficou na recepção dos visitantes nos dois dias de Mostra.