Assistidos do PAE (Programa de Atenção ao Envelhecimento) da APAE de Jundiaí, participaram de uma vivência com o Maestro Raphael de Araujo Franco e o Projeto Guri, com atividades promovidas ao longo do mês de setembro, por conta da campanha Setembro Verde, mês da inclusão social da Pessoa com Deficiência.
De acordo com Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social, da APAE de Jundiaí, os assistidos do PAE participam de atendimentos com Musicoterapia. “Nos atendimentos percebemos que a maioria não tem vivência com a arte e a cultura e, por isso, pensamos em possibilitar esse acesso no mês de setembro como atividade de inclusão”, explica Adriana, reforçando que o encontro foi uma iniciativa da terapeuta Daniela Lorencini, que fez toda a articulação com os responsáveis pelo Projeto Guri.
“A música é para todos”, defende o maestro Raphael de Araújo Franco. Além de acolher os integrantes do PAE, o maestro também visitou cada grupo do programa e promoveu uma aula especial. “Todos puderam conhecer os instrumentos musicais de orquestra. Eles formaram uma banda especial e experimentaram essa vivência cultural”, conta Adriana.
A coordenadora contou ainda que para completar a atividade, os usuários ainda participaram de uma atividade externa no Projeto Guri. “Lá eles ouviram a orquestra, o coral e todas as aulas disponíveis de diversos instrumentos musicais. A coordenadora do serviço, Benedita Rodrigues, recebeu a todos de braços abertos relatando que a experiência é gratificante para ambas as partes”, comenta, ressaltando que para os usuários foi uma experiência inédita. “Foi visível a alegria e o entusiasmo das atividades desenvolvidas e da visita ao Projeto. Todos interagiram cantando, dançando e tocando os instrumentos e as famílias envolvidas pediram mais atividades desse tipo”, completa Adriana.