Coordenadora destaca importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência

Adriana Azevedo, coordenadora da Assistência Social da APAE de Jundiaí, explicou sobre a importância da participação da família nos trabalhos desenvolvidos na instituição. “A presença e a participação dos famíliares é fator fundamental no desenvolvimento da pessoa com deficiência”, reforçou.

A APAE de Jundiaí promove atividades conjuntas, num espaço de interação e parceria. “Eles desenvolvem tarefas comuns. Este tipo de atividade prepara os familiares para o cuidado com a pessoa em casa. Nós compartilhamos tudo que é trabalhado na instituição, possibilitando-lhes a aplicação no ambiente familiar e a convivência e fortalecimento de vínculos”, explicou.

No Programa de Atenção ao Envelhecimento (PAE), Adriana explicou que além do grupo de famílias que acontece trimestralmente com assistente social, a APAE de Jundiaí mantém grupos mistos com atividades envolvendo a pessoa com deficiência e a família. A partir destes trabalhos em grupo, é possível promover a interação entre família/equipe/usuário e o intercâmbio de informações para a utilização das técnicas e procedimentos no ambiente familiar para que os usuários continuem praticando o que aprendem na instituição. “Nosso intuito é trabalhar o eixo Identidade: durante o mês de fevereiro, o grupo se reuniu durante os atendimentos de psicologia”, explicou Adriana.

Programa de Atenção ao Envelhecimento (PAE) – é um programa voltado aos usuários a partir de 35 anos e suas famílias e busca desenvolver ações que visam a inclusão, habilitação e reabilitação da pessoa com Deficiência Intelectual de tal forma que permitam o resgate de sua cidadania, integrando-a na sociedade, conforme suas necessidades e habilidades. São oferecidos atendimentos de Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social e Orientador Social.