O CIESP Jundiaí, em parceria com a Indústria Fox, está lançando a Campanha EletroSolidário, com o objetivo de incentivar a doação de lixo eletrônico e correta destinação para reciclagem. Tudo que for arrecadado vai reverter em dinheiro para a APAE de Jundiaí, entidade escolhida para o lançamento deste projeto piloto que terá pontos de coleta no CIESP Jundiaí, SESI Campo Limpo Paulista, SESI Jardim Tarumã, SENAI Jundiaí e na própria APAE.
A Indústria Fox, situada em Cabreúva, é uma empresa que atua com soluções para reciclagem, eficiência energética, logística, remanufatura, análises técnicas de qualidade e tecnologia da informação. “Oferecemos aos nossos clientes e stakeholders soluções com elaboração, acompanhamento e execução de projetos de eficiência energética, de gestão ambiental e de gestão de sistemas de reciclagem”, explica o CEO da empresa e diretor de Meio Ambiente do CIESP Jundiaí, Marcelo Souza.
“A Fox foi a primeira fábrica de reciclagem de lixos eletrônicos na América do Sul. Nós nos esforçamos para unir produtividade industrial, integridade ambiental e responsabilidade social dentro de modelos econômicos inovadores. Encontrar meios para incentivar nossos parceiros a conduzirem suas atividades comerciais de forma lucrativa com o mesmo espírito é parte importante da nossa missão”, completa, reforçando que, com a empresa, nasceu a ideia de trabalhar ecologia industrial.
O que pode ser descartado nos pontos de coleta? – De acordo com Marcelo, tudo que é ligado na tomada pode ser descartado como lixo eletrônico: eletrônicos como celulares, carregadores, fontes, notebook, CPU, monitores, fones de ouvido, mouse e teclados, eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, forno elétrico, ferro elétrico, furadeiras, micro-ondas, secador de cabelo, rádio relógio, espremedores de frutas e cafeteiras e da linha branca, como geladeira, fogões e outros. “Qualquer um destes aparelhos pode ser doado: faça uma limpa em casa, avalie os aparelhos que estão quebrados e encostados, doe para a nossa campanha e ajude a APAE de Jundiaí”, convida Marcelo.
A beneficiada – A APAE de Jundiaí, entidade que será beneficiada com as doações, foi fundada em 1957. É a primeira APAE do Estado de São Paulo e a terceira do País. A organização atende pessoas de todas as idades – desde bebês até a terceira idade – com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro do autismo. Um trabalho que prioriza a inclusão desses indivíduos na sociedade.
“Hoje atendemos 1.700 pessoas por mês em nove diferentes programas de atendimento nas áreas de assistência social, saúde e educação que oferecem qualidade de vida tanto para os assistidos, quanto para seus familiares”, comenta a diretora executiva da APAE de Jundiaí, Suely Angelotti. “Ficamos muito felizes com essa proposta do CIESP Jundiaí e da Indústria Fox: as doações vão contribuir e muito para a manutenção de nossos programas”, agradece a diretora.
As caixas estarão disponíveis nos locais até 16 de dezembro. As doações podem ser feitas nos cinco pontos de coleta participantes da Campanha EletroSolidário, das 8h às 17h:
- CIESP Jundiaí – Av. Doroty Nano Martinasso, 150, Vila Hortolândia.
- SENAI Jundiaí – Rua Engenheiro Roberto Mange, 95.
- SESI – Vila Hortolândia – Av. Doroty Nano Martinasso, 151 – Vila Hortolândia.
- SESI – Jardim Tarumã – Rua José Dias, 700 – Jundiaí – SP.
- SESI – Campo Limpo Paulista – Estrada da Bragantina, 2197 – Jardim Santa Maria – Campo Limpo Paulista.
- APAE de Jundiaí – Rua Francisco Telles, 475, Vila Progresso.