Entrevista com Dr. Luiz Carlos Branco

1 – Qual o principal produto e serviço?
Serviços de advocacia, serviços jurídicos – basicamente em atendimento à empresa (90% do trabalho é em atendimento às empresas e 10% à pessoa física. O foco principal é o atendimento às empresas.

2 – Há quanto tempo no mercado?
Desde 1º de maio de 1980. Vai completar 39 anos.

3 – Como conheceu a APAE de Jundiaí?
Já faz muito tempo, eu sempre contribuí. Não era empresa amiga, mas eu já contribuía antes. Depois nós criamos aqui um programa de responsabilidade social, designei duas advogadas para acompanhar as instituições (APAE, Maria de Magdala, e outra que não lembro). Nós fazemos um programa de ajuda para todas essas instituições.

4 – Quantos funcionários na empresa?
Uma média de 15.

5 – Em qual momento surgiu o interesse pela Empresa Amiga?
Surgiu o interesse porque eu sempre participo das festividades da APAE, vou aos jantares, e também era vizinho da Suely. Morávamos no mesmo prédio, e em função disso ela me convidava para ir aos jantares, acabei indo e comecei a contribuir e ajudar.

6 – Qual a diferença em ser uma Empresa Amiga?
A diferença é que eu posso contribuir, eu acho que é um trabalho brilhante da APAE, um trabalho bonito. Acredito que é um dever de todos ajudarem, nem que seja com pouco, mas se todos colaborarem e ajudarem um pouco, a APAE vai ser cada vez melhor e atender a todas as pessoas indistintamente, acho isso fundamental.

7 – O que espera a mais da APAE de Jundiaí?
Eu acho que a APAE já faz a sua parte, muito bem feita por sinal, e eu espero que as pessoas contribuam mais com a APAE, que ajudem mais, que participem dos eventos que a APAE faz, porque estão ajudando crianças que precisam, pessoas carentes e tal. Imagine se uma boa parcela da população ajudar? A APAE vai se agigantando e, talvez, tem pessoas que no futuro possam precisar da APAE, então, comece a ajudar já, não é?

8 – O Sr. indicaria o projeto Empresa Amiga para uma outra empresa?
Para todos que eu puder.

9 – Ao buscar uma empresa de negócios o Sr. se preocupa em saber se ela é engajada no 3º Setor?
Normalmente essas empresas que nós trabalhamos, e que eu vejo de um modo geral, são quase todas envolvidas de uma forma ou de outra. Eu me preocupo muito com essa parte e eu tenho investido bastante nisso, a gente tem feito palestras, eu trago até médicos para fazerem palestras aqui no escritório, então, a minha parte e o que eu puder, eu vou fazer, e vou continuar fazendo, independente de interesses econômicos.

10 – Conhece as Empresas Amigas da APAE de Jundiaí?
Algumas. Eu leio de vez em quando. Eu não tenho recebido o jornalzinho, quando eu recebo eu vejo os nomes lá.

FALA A MAIS – Eu fico feliz de poder dar uma contribuição, e que as pessoas saibam que eu também participo, porque às vezes, talvez pela minha tradição aqui, sabendo que eu colaboro, de repente as pessoas também comecem a colaborar. Tudo o que a gente puder fazer de bom para ser copiado eu acho ótimo, por isso que eu fiz questão de recebê-las com o maior prazer.

Talvez alguns amigos meus vão ver isso e falar: ah, o Branco faz, deixa eu colaborar também. Tomara que os escritórios de advocacia façam isso. Talvez sirva de exemplo para todo mundo.

Daqui para frente, o meu interesse é cada vez mais poder colaborar, ajudar, e essas meninas fazem isso aí para mim. Na medida do possível e do tempo que elas têm, marcam a cada 15 dias ou 30 dias para ligar numa instituição. Elas vão lá para ver se a instituição tem alguma necessidade e se as pessoas que estão lá são sérias, pois na APAE a gente sabe que sim, por isso a gente vai ajudando. Um pouquinho aqui, um pouquinho lá, eu optei por fazer isso, e tenho feito isso, tenho divulgado. Espero que a pessoas copiem isso!