Escola de Educação Especial recebe o Programa Educação no Trânsito
O teatro de fantoches fez muito sucesso entre os estudantes

A Escola de Educação Infantil da APAE de Jundiaí recebeu na quarta-feira (23), nos períodos da manhã e da tarde, o Programa Clube do Bem-Te-Vi, com palestras sobre Educação no Trânsito. A iniciativa é da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) e de Educação (UGE), em parceria com o DETRAN/SP e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN).  Além da APAE de Jundiaí, outras sete escolas participaram da ação sobre conscientização de segurança no trânsito, envolvendo, num total mais de 1.500 estudantes.

Os estudantes da APAE de Jundiaí ouviram a palestra do Cabo PM João Carlos e uma animada apresentação de fantoches. O aluno Gabriel Crisziam da Silva amou a apresentação com os fantoches. “O que eu mais gosto aqui são as aulas com atividade física, mas a de hoje foi diferente do que aprendemos normalmente e foi muito legal. Quando chegar em casa, vou contar tudo o que aprendi”, disse com empolgação.

Os Policiais Militares são da CPTRAN

As palestras e atividades são realizadas pelos Policiais Militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) do estado de São Paulo em parceria com o Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN) que, de forma lúdica, levam informações aos alunos sobre meios seguros de estarem no trânsito, orientações para pedestres e como se comportar durante uma viagem.

“Nós orientamos as crianças no transporte escolar, o uso do cinto de segurança e nos cuidados com calçadas e semáforos: a interação é muito importante porque ajuda os estudantes a gravar a informação: eles se tornam nossos agentes multiplicadores destas orientações em casa e até quando estão viajando com a família, no carro. Temos relatos de pais que nos contam as broncas que levam dos filhos, no trânsito”, conta o Cabo PM João Carlos que é da CPTRAN.

Para o diretor escolar, Edison Marin, é uma ótima oportunidade para trabalhar o tema com os nossos jovens. “O contato veio da Juliana Maia, da área de Educação no Trânsito, da Prefeitura de Jundiaí: é a primeira vez que recebemos este programa aqui na APAE e nós aceitamos na hora o convite’, conta. “Sabemos que nossas crianças têm suas limitações, mas também possuem a capacidade de aprender. E essa forma lúdica é um incentivo a mais para elas. Já trabalhamos a educação no trânsito nas aulas normais e a atividade de hoje serve como um complemento ao nosso trabalho”, conta Marin.