NAA recebe visita dos educadores que participam do Encontro Brasileiro de Cidade das Crianças
Grupo reuniu educadores de todo o país

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), no Jardim Novo Horizonte, foi visitado pelos educadores que estão participando do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. Jundiaí vem promovendo o evento, desde o dia 18 de março, e reunindo representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95, das quais o Município é signatário, respectivamente, desde 2018 e 2020.

No Jardim Novo Horizonte, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) é um local de atendimento psicopedagógico para estudantes do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino que apresentam dificuldades de aprendizagem. Estes estudantes são encaminhados pelas unidades escolares e passam por uma avaliação multidisciplinar para acessar o serviço se forem elegíveis ou ser direcionado para outro serviço, se for o caso.  “Os maiores beneficiados são os estudantes e suas famílias. A praticidade de ter o atendimento no bairro, facilita o deslocamento impactando, positivamente, a rotina da família e reflete também no desempenho dos estudantes, frente à estimulação”, explicou a coordenadora de Educação da APAE, Mônica Sant’Anna. Além de Mônica, Liliane Capelli, coordenadora do NAA também acompanhou os visitantes.

A Gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, explicou que a visita faz parte do Painel 5, que debateu Autonomia e Projetos Especiais. Após o debate, os participantes visitaram pontos da região contemplada com o primeiro Plano de Bairro de Jundiaí: a Clínica da Família Novo Horizonte, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem do Jardim Novo Horizonte e a Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa.

“A descentralização do NAA foi uma das coisas mais importantes que fizemos nos últimos anos. As crianças da região ficavam mais de uma hora nos ônibus para chegar até o centro da cidade e até a APAE. Nós encontramos um centro comunitário, abandonado e depredado, restauramos o espaço e trouxemos conosco a APAE que é uma grande parceira. Hoje temos atividades com psicopedagogas, salas de AEE com professores da nossa rede, além do apoio da APAE para as crianças com deficiência”, comentou.

Sobre o NAA – O NAA no Jardim Novo Horizonte foi inaugurado em maio de 2022, visando a descentralização do serviço e facilitando o acesso da população da região e do entorno. No local além do atendimento psicopedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem, foram trazidos os serviços da parceria da Educação com a APAE Jundiaí, este visa o atendimento a estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro do autista, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, nas áreas de psicopedagogia, de pedagogia, de neurologia, de assistência social e de fonoaudiologia, mais uma vez com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes da rede municipal a esses serviços.

Ainda no local existe uma sala do Atendimento Educacional Especializado, vinculada a EMEB Fátima Pandolfo que atende no contraturno os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/ superdotação visando eliminar as barreiras, utilizando a adoção de medidas individuais e coletivas que maximizem o
desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem nas unidades escolares.