Por meio de uma parceria da Prefeitura de Jundiaí , com à área de Assistência Social, usuários do Programa de Atenção ao Envelhecimento – PAE receberam atendimento odontológico e orientações para cuidados com a saúde bucal.
Cerca de 30 usuários foram atendidos pelos dentistas da Rede Municipal de Saúde, que fizeram exame bucal em cada um deles, além da aplicação de flúor. O grupo também recebeu orientações sobre a importância de cuidar e escovar os dentes. Ao final, receberam escovas de dente e creme dental.
O Programa de Atenção ao Envelhecimento – PAE – é um programa novo da APAE de Jundiaí, coordenado pela área da Assistência Social, teve início no começo de 2019, sendo criado com o objetivo de atender pessoas com deficiência intelectual na fase adulta, visto que desenvolvem o envelhecimento de forma precoce, já a partir dos 30 ou 40 anos de idade.
O Programa foi implantado em Janeiro deste ano e desde então vem desenvolvendo várias ações de articulação com a Rede Socioassistencial do Município.
O objetivo geral do PAE é desenvolver ações que visem a inclusão, habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual de tal forma que permitam o resgate de sua cidadania, integrando-a na sociedade conforme suas necessidades e habilidades.
Parceria
Considerando que o município de Jundiaí não dispõe de um serviço específico para estes usuários, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jundiaí através da área da Assistência Social propõe desenvolver o programa visando habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, prevenindo e auxiliando no envelhecimento saudável, preservando a individualidade, potencializando habilidades e trabalhando limitações de forma unidirecional, além de promover atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, cuidados pessoais, apoio aos cuidadores familiares, construção da autonomia, e ampliação da participação social.