Passeio estimula brincadeira e aprendizado no Sesc

Cerca de 35 alunos do Centro de Convivência da APAE de Jundiaí visitaram a exposição “Perambular” montada no Sesc da cidade.

Para que pudessem chegar até o local, a entidade disponibilizou também o transporte.
De acordo com a coordenadora da área de saúde, Camila Mendes, “foi muito interessante para os nossos alunos, visto que sempre buscamos a inclusão social da pessoa com deficiência e este espaço proporcionou isso e o contato com o trabalho da artista que foi exposto”, comentou.

Sobre a Exposição

Com autoria, concepção artística e pesquisa da artista plástica, poeta e escritora Selma Maria, a exposição propõe um passeio brincante e instigante pelas línguas portuguesas faladas no Brasil e em Portugal.

Uma cartografia poética que brinca com as palavras e os elementos da natureza daqui e de lá. São tantas as miudezas e grandezas que perambulam pela cultura material e imaterial de um povo. Esta mostra que perambula por Jundiaí traz coisas daqui, dali, de longe, das mais distantes terrinhas – tão elásticas e fantásticas – em Portugal.

Muitos lugares de Portugal e de seus arquipélagos: Açores e Madeira. Perambular pelas palavras que circulam nestes vastos lugares. E pelas suas lindas geografias. Miudezas geográficas quase invisíveis. Com palavras faladas, escritas, ditas.

Resgatar este conhecimento, tantas vezes esquecido para as novas gerações, é saber como a língua portuguesa se reinventa no Brasil e em Portugal, países homenageados desta mostra intitulada Perambular.

Com uma geografia espaçosa, espalhada e brincalhona que conta, com a ajuda da literatura e das artes plásticas, a exposição apresenta os jeitos de ver e de sentir desses dois povos, através da poesia criada com palavras nascidas na barriga da língua portuguesa. Poesia que nasce aqui e acolá. E que depois perambula por aí. Só porque perambular é preciso…