Presidente e diretores da APAE recebem os pré-candidatos Fred Machado e Faouaz Taha
Fred e Faouaz foram recebidos por Begiato, presidente da APAE, e os diretores, Suely e Chachá

O presidente da APAE, Luiz Bernardo Begiato, e os diretores, Suely Angelotti e Wagner Vieira Chachá, receberam na manhã de 3 de agosto, Fred Machado, pré-candidato a deputado federal, e Faouaz Taha, vereador, presidente da Câmara Municipal de Jundiaí e pré-candidato a deputado estadual, ambos representando Jundiaí e região.

Fred e Faouaz estão visitando entidades de Jundiaí e Região para conhecer as realidades e mapear o que pode ser feito para contribuir, tanto da Câmara Federal, quanto da Assembleia Legislativa. “Viemos conhecer a APAE e entender como podemos ajudar. Gostaria que vocês elencassem as três principais prioridades que sejam possíveis de executar. Nós estamos mapeando a cidade, as entidades e entendendo de que forma podemos contribuir: vocês são especialistas, são vocês que entendem sobre pessoas com deficiência, é por isso que estamos aqui, para ouvi-los”, reforça Fred.

Suely explicou que o maior custo mensal da APAE é com a manutenção e custeio. “O nosso dia a dia é complicado, o custo é grande e a nossa principal despesa é com a folha de pagamento. Desde 2019, temos uma verba com a prefeitura que ainda não recebemos. A legislação é complexa e prejudica as entidades. Se houvesse um jeito de mudar a legislação, beneficiaria a todas: emendas pela Saúde é possível, mas demoram para chegar até a entidade”, lamenta.

Os pré-candidatos reforçaram a importância de eleger candidatos da região. “É importante eleger pessoas que vivem o dia a dia das cidades da nossa região. Nós queremos ser eleitos para fazer com que a boa política prevaleça: é muito ruim para os bons, quando as pessoas generalizam e nivelam a opinião pelos maus políticos”, explica Fred.

Eles visitaram a escola que, atualmente, está em reformas.

 

O presidente da APAE reforçou que, nos últimos anos, aumentaram muito os diagnósticos de autismo e, consequentemente, o número de atendimentos. “Já iniciamos o estudo para alterar os nossos planos de trabalho: temos uma parceria com o Hospital Universitário para o trabalho de acompanhamento e prevenção e recebemos uma média de 40 bebês/mês. Estamos trabalhando em capacidade máxima e precisamos rever o plano para que consigamos ampliar os atendimentos”, anuncia Begiato reforçando que as mudanças não podem ser feitas da noite para o dia, tem que ser com estudo para que não percamos a qualidade do que já foi feito. “A prefeitura já está ciente do que estamos enfrentando na primeira infância e o Gestor de Saúde, Tiago Texera já está avaliando. Mas, precisamos reforçar que não podemos perder de vista a atenção ao adulto acima de 30 anos”, completa.

Chachá explicou que muitas vezes as entidades não sabem como buscar os recursos que estão disponíveis, tanto em nível estadual, quanto federal. “Nossa diretoria mantém uma continuidade do trabalho que vem sendo realizado. Aqui, as decisões são tomadas em colegiado”, destaca, reforçando o compromisso de toda a diretoria com os atendimentos e também os profissionais que atuam na entidade.

Após uma visita pelas dependências da APAE, Fred e Faouaz levaram, como compromisso, estudar formas criativas para que o Estado e a União possam olhar de uma outra forma para as entidades. “Nós não temos a pretensão e nem a capacidade de pensar e conhecer tudo, por isso precisamos trabalhar juntos”, completa Fred.