Primeira APAE do Estado de São Paulo comemora 65 anos de fundação
Show de Talentos, uma atividade de inclusão

Com os olhos voltados para o futuro, a APAE de Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo e a terceira do país, está comemorando 65 anos e mantém firme o seu propósito de contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo, uma missão vem desempenhando desde 7 de setembro de 1957, data de sua fundação.

Mais de 100 profissionais oferecem atendimento multidisciplinar para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio familiar. A atuação e o compromisso destes profissionais resultam em números que surpreendem: uma média de 1.700 pessoas são atendidas mensalmente em nove diferentes programas de atendimento que oferecem qualidade de vida tanto para os usuários, quanto para seus familiares.

Begiato, presidente da APAE de Jundiaí

“Aos 65 anos de vida, temos orgulho de dizer que a APAE de Jundiaí está atenta ao movimento do mercado, das empresas e aos novos modelos de gestão. Além do Selo Doar de Gestão e Transparência, que conquistamos em 2020, que garante às empresas que colaboram com a APAE que suas doações estão sendo bem geridas e empregadas, estamos atentos às práticas de gestão ESG, trabalhando junto às empresas, a conscientização sobre a corresponsabilidade do setor produtivo com o terceiro setor. Afinal, somos o S do ESG e o nosso papel de olhar e cuidar das pessoas pode e deve ser compartilhado com toda a sociedade”, comenta Luiz Bernardo Begiato, presidente da APAE de Jundiaí.

Outra preocupação da APAE destes novos tempos é com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Suely Angelotti, diretora executiva da APAE explica que a adequação à lei, foi realizada por uma empresa especializada, a SeusDados, que atuou de maneira voluntária. “A APAE é conhecida, reconhecida e respeitada na cidade e o trabalho da empresa foi fundamental para que pudéssemos garantir aos nossos usuários, colaboradores, doadores e parceiros, a segurança de que precisam para continuar interagindo com a organização. A transparência e sigilo das informações estão todas descritas em nosso site”, garante.

Atividades que envolvem – As atividades desenvolvidas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social envolvem e promovem os usuários de uma maneira holística. “Enxergamos os bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e seus familiares com o intuito de orientar e contribuir para que eles desenvolvam todo o seu potencial intelectual, emocional, social, físico, artístico e criativo. E é a partir daí que conseguimos promover a inclusão deles na vida familiar, na sociedade e no mercado de trabalho”, explica Adriana Azevedo, coordenadora de Assistência Social.

Adriana está à frente do Programa Emprego Apoiado, que vem registrando resultados satisfatórios tanto para os jovens que vão para o mercado de trabalho, quanto para suas famílias. “A implantação do Programa Emprego Apoiado, amparado nas práticas de ESG, vem como suporte aos nossos usuários, mas também às empresas da nossa cidade em cumprimento à Lei de Cotas. Mas este é um programa que vai além do cumprimento da lei. Ele é capaz de transformar vidas!”, comemora. “Para a APAE, a inclusão social é uma ferramenta de desenvolvimento, crescimento e socialização das pessoas com deficiência e levamos isso muito a sério: estamos lidando com pessoas que tem sentimentos e que merecem viver tudo que elas têm direito”, defende.

Adriana é responsável pelo Programa 

Apoio irrestrito – Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a APAE de Jundiaí oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão.

O apoio às famílias também é uma ação importante promovida a partir dos programas de Apoio à Família (PAF); de Atenção ao Envelhecimento (PAE); Emprego Apoiado e Projeto de Artes. “O Programa Emprego Apoiado promove encontros quinzenais com jovens e adultos com deficiência intelectual que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho e, após a contratação, os usuários são acompanhados em um grupo que se reúne mensalmente para a manutenção no dia a dia”, explica Adriana, lembrando que o programa também tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as potencialidades dos jovens, uma vez que estão aptos para o mercado de trabalho.

Novos tempos – E ao completar 65 anos, a APAE de Jundiaí mantém a excelência no atendimento e comemora a retomada dos eventos presenciais, após dois anos de pandemia, com a participação da família, cuja presença é tão importante.

Na Escola de Educação Especial, por exemplo, os profissionais promovem atividades para desenvolver todas as potencialidades dos estudantes, com relação à sua autonomia e independência, com o ensino fundamental, anos iniciais para os alunos de 6 a 29 anos e seis meses. “Este ano retomamos as atividades presenciais com a participação da família e é visível a alegria e satisfação tanto dos pais com os filhos, mas, principalmente, dos filhos ao poderem se apresentar para seus familiares: são participações emocionantes e que nos enchem de orgulho. A gente pode ver estampado em seus rostos: nós somos capazes”, avalia.

O Centro de Convivência também promove eventos que são extensivos à família. No primeiro semestre deste ano, voltamos a promover o Show de Talentos. “As nossas atividades são focadas na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social”, explica a coordenadora de Saúde, Camila Mendes,  “Este ano, a alegria e o envolvimento deles com o Show de Talentos foi tão grande e contagiante que resolvemos promover uma reapresentação, desta vez com a participação dos familiares. Este evento desperta talentos e as potencialidades de cada um: são momentos muito importantes para eles”, completa.

Sensibilizando a comunidade – Os 65 anos da APAE de Jundiaí foi celebrado em grande estilo no mês de setembro, com Jantar Comemorativo, com presença dos comunidade jundiaiense. “Aqueles que sempre contribuem com a APAE, estes são nossos amigos e é com eles que sempre vamos querer comemorar”, completa Begiato, lembrando que o apoio das empresas é fundamental para a manutenção de todos os programas.

“Temos convênios com os governos municipal e estadual, mas, assim como todas as APAES, o valor repassado não é suficiente, por isso, somos eternamente gratos às empresas amigas que contribuem com a APAE permitindo que nós façamos a nossa parte pelos nossos usuários e suas famílias”, reforça o presidente da APAE, destacando a qualidade certificada dos atendimentos. “Na APAE, temos muito orgulho da forma como gerimos a nossa instituição, nossas decisões são discutidas em comitês, o que valida e torna as decisões mais assertivas. Nossos serviços prestados estão inseridos no sistema de gestão de qualidade pela Fundação Vanzolini e fundamentado na ISO 9001:2015”, destaca, reforçando que a gestão dos recursos também é mantida pela realização de eventos, bazares que, aliado ao trabalhado do departamento de telemarketing, contribuem para a receita da organização.