A APAE de Jundiaí recebeu, do Rotary Club de Jundiaí Oeste, a doação de materiais e equipamentos no valor de R$ 12 mil para aparelhar a Sala de Psicomotricidade. Nesta semana, o presidente Carlos Vaz Júnior, acompanhado de outros rotarianos, foram conhecer a sala e conferir de perto os frutos de todo o investimento.
“O Rotary destina recursos para entidades que têm projetos sociais sólidos e duradouros e a APAE de Jundiaí é um exemplo destas instituições. Arrecadamos recursos por meio de eventos para investir em projetos sociais, explicou Carlos. “Nós conversamos com a diretoria da APAE para entender a demanda da instituição e estamos felizes em contribuir com o desenvolvimento destas crianças, destacou”, reforçando que o Rotary se dedica a ajudar os que precisam. “Fazer o bem sem olhar a quem é o nosso propósito. Nos dedicamos voluntariamente pela causa de ajudar as pessoas. É gratificante fazer parte de uma instituição que ajuda o próximo e, ver como os recursos podem transformar a vida das pessoas”, completou.
A sala foi equipada com materiais para promover a integração sensorial e psicomotora: Circuito Psicomotor, Bosu, Balanço Sensorial, Plataforma Sensorial, Disco de flexão, Rolo suspenso de apoio de pé, Rede de lycra, Skate, Caminho Articulado, Escada Suspensa, Pneu Suspenso; Kit psicomotor espumado, Jogos de blocos espumados psicomotor, Almofada Sensorial, Adapt Swing, Materiais para habilidades de Praxia Fina. De acordo com Monica Rodrigues de Sant’Anna, coordenadora de Educação, os materiais serão utilizados em atividades psicomotoras e sensoriais como as que envolvem a consciência corporal, o equilíbrio, o ajuste corporal, a tonicidade, as coordenações motoras ampla e fina. “Além disso, também serão utilizados em atividades que estimulem o sistema tátil, o proprioceptivo e o vestibular que também fazem parte desse tipo intervenção. Em todas as atividades programadas são trabalhados a organização espacial, o ritmo e o temporal”, explicou.
Psicomotricidade e seus aspectos
A Psicomotricidade atua em diferentes aspectos: sensoriais, comportamentais, sociais, emocionais, na linguagem e na comunicação. Mônica ressaltou que é possível observar melhoria nos aspectos comportamentais, melhor aceitação ao toque, aceitação de novos estímulos e brincadeiras, vivências com novos estímulos (água, areia…), ajustes motores, reações adaptativas, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global, o movimento de todo o corpo (correr, andar, saltar) e praxia fina, os movimentos precisos do corpo, feito pelas mãos (cortar papel, pegar em uma pincel, escrever).
As crianças que farão uso da sala serão beneficiadas por meio dos planejamentos e intervenções considerando a especificidade de cada criança e suas limitações. Essas intervenções ocorrem nos âmbitos Motor, com a consciência do próprio corpo e domínio do movimento corporal; Cognitivo, com a melhora no aprendizado, na memorização, na atenção e no foco; Sócio-afetivo, com o equilíbrio emocional, a descarga de tensão, o auxílio nas relações interpessoais, a autonomia, a autoestima e a coragem para enfrentar os medos”, elencou.
Hoje a sala beneficia 63 crianças que fazem parte do Núcleo de Estimulação Precoce Global, que oferece a estimulação precoce para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento infantil, deficiência intelectual e hipótese diagnóstica ou Transtornos do Espectro do Autismo, explicou Mônica.
Educação da APAE de Jundiaí
Na APAE são ofertadas diversas atividades para os estudantes da rede municipal de ensino, no contraturno escolar, visando o desenvolvimento pessoal, social, com o intuito de promover a autonomia e inserção social. “Estou há um ano na APAE e nesse tempo percebo o quanto a Instituição oferece às crianças grandes benefícios para o desenvolvimento de todos que aqui necessitam e buscam as terapias e psicoterapias, tanto nos aspectos intelectual, emocional e motor”, diz Rita Perecin, Especialista em Psicomotricidade, Psicopedagoga e graduanda em Psicologia.