Setembro é Verde para reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. “Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa”, avaliou o presidente da APAE de Jundiaí, Luiz Bernardo Begiato.
Para orientar os alunos para o mercado de trabalho, a APAE de Jundiaí criou o Programa Emprego Apoiado. “Com as orientações do Programa Emprego Apoiado, entre janeiro e agosto deste ano, oito alunos conquistaram uma oportunidade no mercado de trabalho. Ao todo, contabilizamos 99 alunos já foram para o mercado de trabalho entre os anos de 2012 e 2021”, explicou Adriana Azevedo, coordenadora de Assistência Social.
Esta campanha vem para chamar a atenção das pessoas sobre o trabalho que é promovido na APAE de Jundiaí há 64 anos. “Este é um esforço que envolve a disposição do aluno, o apoio da família e o suporte de todos os profissionais que atuam na APAE”, reforçou Begiato.
1ª do Estado de São Paulo – A instituição foi fundada em 7 de setembro de 1957 com o propósito de defender a inclusão da pessoa com deficiência de todas as idades. “Hoje atendemos desde bebês até a terceira idade, pessoas com deficiência intelectual (DI) com transtorno do espectro do autismo”, explicou o presidente.
Depois de viver os desafios de 2021, a APAE comemora a volta às aulas e atividades terapêuticas presenciais. “Nós temos muito orgulho dos nossos profissionais e superar a pandemia em 2020 só foi possível graças ao empenho de toda nossa equipe técnica, dirigentes, professores, colaboradores e voluntários atender todas as famílias e acompanhar as atividades e os resultados dos nossos alunos”, comentou Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí.
O trabalho promovido pela APAE de Jundiaí visa a conscientização da sociedade sobre as potencialidades dos seus assistidos, uma vez que todo o trabalho é voltado para a independência dos alunos, não somente dentro de casa, mas na sociedade. “Nós temos um programa de consultoria que oferece, exclusivamente, para empresas uma assessoria no processo de contratação de Pessoas com Deficiência para atender a Lei de Cotas. Nossos profissionais preparam e acompanham a pessoa com Deficiência Intelectual no processo de recrutamento, seleção e contratação, buscando a sua permanência no mercado competitivo”, esclareceu Suely Angelotti, diretora executiva da APAE de Jundiaí.
LEI 12.652/18 – Para contribuir com todo o trabalho da APAE em promover e defender a inclusão social das pessoas com deficiência, a Lei 12.652 de autoria do vereador Edicarlos Vieira, instituiu em setembro de 2018, a Campanha “Setembro Verde” no município. Para fazer alusão à campanha, a Câmara Municipal de Jundiaí será iluminada na cor verde a partir do dia 16 de setembro. “Fico feliz demais em ter sido o autor da lei que faz com que a cidade tenha um mês inteirinho pra discutir e promover a inclusão da pessoa com deficiência por meio da campanha Setembro Verde”, comentou o vereador que fará uma homenagem para a APAE durante a próxima Sessão da Câmara.
Para o vereador, é dever de todo o cidadão de oferecer qualidade de vida e oportunidade para todos, E com ele nosso dever sobre a conscientização da inclusão da pessoa com deficiência, com qualidade de vida e oportunidade para todos, numa sociedade mais justa, igualitária e humana”, completou Edicarlos. “Nossa luta vem desde 2018, quando instituímos a campanha Setembro Verde na Câmara. Hoje, nos sentimos muito orgulhosos por estar ao lado da APAE de Jundiaí nesta conquista.
Para o presidente da APAE de Jundiaí, a lei vem nos ajudando a divulgar os avanços, conquistas e boas práticas para a pessoa com deficiência. “Com a lei, conseguimos ampliar o espaço que temos para falar sobre o assunto na mídia e com nossos parceiros”, comentou Begiato.
De acordo com Suely, no estado de São Paulo, as divulgações do Setembro Verde começaram em 2015 e foram instituídas pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), em parceria com a APAE de Valinhos (SP) com o objetivo de tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. Para ela, o mês de setembro vem reforçar o que a APAE realiza o ano todo. “Trabalhamos todos os dias do ano defendendo e promovendo a inclusão dos nossos alunos, o mês de setembro vem reforçar e alertar as pessoas a olharem para nossa causa”, comentou a diretora executiva da APAE.
Autonomia – As atividades desenvolvidas nos programas e projetos complementares proporcionam mais qualidade de vida aos alunos, aquisição de conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento de potencialidades. “Com estas atividades eles conquistam autonomia pessoal e social, facilitando a sua convivência familiar e comunitária”, destacou Adriana Azevedo, coordenadora de Assistência Social.
64 ANOS – Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a APAE de Jundiaí oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar municipal, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência.
Atualmente, a APAE de Jundiaí tem quase 100 profissionais atuando nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio, e desse total, 70% têm formação superior em mais de 15 áreas diferentes. Esses profissionais são responsáveis por atender cerca de 1.700 pessoas por mês em nove diferentes programas de atendimento e oferecem qualidade de vida para os assistidos e seus familiares.