Show de Talentos no Complexo Fepasa emociona familiares e amigos
Eles se divertiram e o público se emocionou

Os jovens que frequentam o Centro de Convivência da APAE de Jundiaí (CCO) apresentaram o Show de Talentos sob a coordenação do professor de música e Musicoterapeuta, Ismael Silveira, e o acompanhamento dos músicos voluntários, César e Samuel. O evento, que aconteceu na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, no domingo, 25 de setembro, reuniu familiares e amigos dos usuários que se emocionaram com as performances.

A apresentação faz parte das comemorações do Setembro Verde, campanha do Ministério da Saúde para ampliar o debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência. “Setembro Verde é o mês da inclusão e a gente comemora esta ocupação de um espaço público: estamos dando a eles a oportunidade de pertencer a este lugar que poucos têm acesso”, explica, destacando que foram muito bem recebidos na Prefeitura de Jundiaí, quando solicitaram o espaço para esta apresentação.

Musicoterapeuta e professor de Música, Ismael

Eles cantaram, dançaram e interagiram uns com os outros e com a plateia. “Queremos que eles se sintam à vontade. A arte potencializa os talentos e as capacidades de cada um. Este é um espaço que, normalmente, eles não têm acesso no dia a dia. Estamos levando estes jovens para espaços públicos que eles têm o direito de ocupar: é isso que entendemos como inclusão”, comenta, reforçando ainda sobre a importância da participação dos familiares. “Hoje é o dia deles, é importante que os familiares apoiem e incentivem o que eles gostam de fazer e se sentem bem fazendo: isso é o mais importante. É assim que eles vão fazer cada vez melhor”, aconselha.

O show fez uma alusão ao Centenário da Rádio no Brasil e Wellington foi o locutor da manhã. Ele é quem convidava os jovens para se apresentar no momento certo. “Wellington é um dos poucos que tem independência para se locomover sozinho pela cidade. E hoje ele não queria vir porque a família não estaria aqui. Mas combinei com ele que minha mãe, minha irmã, minha esposa e amigos estariam aqui para aplaudi-lo e todos vieram prestigiar”, anuncia.

O show encantou: a plateia interagiu o tempo todo e jovens se divertiram. Era nítido o orgulho e a empolgação dos jovens e dos familiares. Matheus, irmão da Giovanna Diniz Marchi, levou a namorada Thais para assistirem à apresentação. “Estou muito emocionada. É muito bom ver que eles, apesar da nossa sociedade capacitista, que não enxerga uma pessoa com deficiência como um ser humano que não tem o direito de ocupar certos espaços ou que não é capaz de aprender as coisas. E este show vem provar que eles têm, sim, capacidade e é lindo ver que quando são estimulados, eles fazem”, comenta, reforçando o que o professor Ismael falou sobre a participação da família. “Eles ficam felizes de saber que tem gente que se importa”, completa Thaís. Para Matheus, o show é pra eles! “Nós estamos aqui para apoiá-los e estamos nos divertindo também, sem contar a emoção”, destaca.

Matheus, Thais e Giovanna, a Gi.

Centro de Convivência – Oferece atendimento para pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado à deficiência intelectual de 16 a 34 anos que se beneficiam do trabalho em grupo. Os casos a partir de 35 anos poderão se beneficiar também desde que não estejam em processo de envelhecimento avançado.

Tem por objetivo a manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social.