Usuários do Centro de Convivência foram pra rua e se divertiram no Bloquinho #ViralizApaeCCO
Muita alegria no Bloquinho #ViralizApaeCco

Fantasias, marchinhas, músicos convidados e muita alegria marcaram o ‘esquenta’ de Carnaval da APAE de Jundiaí, com os usuários do Centro de Convivência (CCO) com o Bloquinho #ViralizApaeCco, na manhã desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro.

Os jovens estavam acompanhados pelo professor de Música e Musicoterapeuta, Ismael Silveira, que comandou a festa, da psicóloga e arteterapeuta, Cíntia Marina Pinheiro, além de outros profissionais da APAE. Este ano, o professor Ismael preparou uma surpresa: a participação de quatro músicos da cidade que colaboraram com a folia: Donizete Ambrósio (Banda Sombra e Água Fresca), Tom Nando, o Fofão (Banda Trio em Transe), Rafa Pereira (músico), Cézar Santos (contrabaixista e produtor música, participa de todos os eventos da APAE). “São amigos muito importantes pra mim, referências como pessoas, músicos e em espalhar alegria por onde passam. Eles aceitaram o convite na hora: vamos fazer uma grande festa”, ressalta Ismael.

Depois de dois anos de pandemia, a APAE de Jundiaí voltou a promover o Carnaval dos usuários. “Esta atividade faz parte do trabalho que desenvolvemos com os jovens de 16 a 34 anos que atendemos no Centro de Convivência, com manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e inclusão social. Queremos que fortalecer o sentimento de pertencimento nas atividades sociais que eles ouvem falar, mas não têm acesso, com os bloquinhos de rua do Carnaval da cidade”, comenta o professor.

A Guarda Municipal de Jundiaí acompanhou o bloquinho, parando o trânsito para permitir que os jovens aproveitassem o trajeto com segurança. Algumas famílias também acompanharam o bloquinho e os vizinhos saíram na janela para apoiar! Talita e Eduardo, pais da Lavínia, aluna da Escola de Educação Especial, também acompanharam. Eles são voluntários na APAE e participam de todos os eventos. “Nós estamos sempre na APAE, em todas as atividades que nos convidam, nós sempre prestigiamos. A gente percebe que a nossa presença faz toda a diferença. A Lavínia está há três anos na APAE e é visível a evolução dela, a sua independência, estamos muito felizes com todo o seu desenvolvimento e independência”, comentaram.

Atendimento no CCO da APAE – O Centro de Convivência da APAE de Jundiaí oferece atendimento para pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA associado à deficiência intelectual de 16 a 34 anos que se beneficiam do trabalho em grupo. Os casos a partir de 35 anos poderão se beneficiar também desde que não estejam em processo de envelhecimento avançado.

“Nós trabalhamos para que eles tenham autonomia para as atividades da vida diária e tenham independência no autocuidado, socialização e inclusão”, reforça o professor de música.